“É, sem dúvida, um grande feito; para os pacientes porque agora fazem a cirurgia com segurança, voltando para casa no mesmo dia, sem ter que ir a outros municípios. A comunidade jacundaense está tendo a oportunidade de realizar, pela primeira vez, procedimentos que só eram feitos em outros municípios”.
Foram com essas palavras que o secretário de saúde de Jacundá comemorou a realização, no último sábado, de 50 cirurgias de catarata. Fato inédito.
A iniciativa só foi possível, através de uma negociação entre o secretário de saúde, Marcos Antônio Eleutério Filho, prefeito Dino Altoé e órgãos do setor em Belém, no início deste mês. Com isso concretizou-se um projeto que vai trazer à Jacundá, periodicamente uma equipe médica responsável pelas cirurgias.
“Na 1ª etapa, do último sábado, já foram realizados 50 procedimentos e vamos continuar com o projeto até que zeremos e controlemos a demanda”, explica o secretário.
Para o sucesso na realização das cirurgias contribuiu uma grande equipe, desde os cirurgiões, até o pessoal do laboratório municipal que trabalhou até no feriado para que todos os pacientes que fossem operar fizessem todos os exames pré – operatórios. A realização nas cirurgias de catarata, assim como as de próstatas e a otimização dos exames laboratoriais são fruto do esforço que a secretaria de saúde tem feito, no sentido de melhorar o atendimento à população. São ações que só estão podendo ser concretizadas por conta da negociação que o Executivo Municipal fez com o Governo do Estado.