Aconteceu nos dias 22 e 23, a VI Conferência de Saúde de Jacundá, realizada pela Prefeitura, através da Secretaria de Saúde. Com o tema, “Consolidação de Instrumentos de Gestão do SUS como Controle Social: O Desafio de Cumprir a Lei.
Foram realizados, durante dois dias, debates e elaboração de propostas a serem encaminhadas na Conferência Estadual de Saúde, além da eleição das entidades que compõem o Conselho Municipal de Saúde.
Ao evento estiveram presentes o vice-prefeito, Itonir Tavares, o presidente da Câmara Municipal, vereador Lindomar Marinho, o secretário de saúde, Marcos Antônio Eleutério Filho, a diretora do SINTESP, Maria Nascimento e o presidente do Conselho Municipal, Walter Gonçalves.
Itonir Tavares falou do esforço que vem sendo feito pelo Executivo de desenvolver o município. “Ainda é pouco o que temos feito na saúde, o prefeito Dino reconhece que precisa ser feito muito pela saúde de Jacundá”, destacou.
Reajuste garantido aos servidores
O secretário, Marcos Eleutério disse que a saúde de Jacundá está em uma nova era. “O atendimento é mais humanizado, estamos com diversas ações, como a reforma do hospital municipal, a construção de UBSs, a realização de cirurgias como as de próstata e de catarata que, pela primeira vez, estão sendo realizadas em nosso município. Parabenizo nossa equipe de saúde pelo esforço que tem demonstrado.
Nossa vacinação está acima das metas do Ministério da Saúde e estamos recebendo vários elogios, mas reconhecemos que precisamos fazer muito mais pela a saúde.
Não nos interessa dizer que a saúde está ruim em todo o país. Não vamos comparar nosso município, com as cidades que estão ruins. Vamos superar e fazer o melhor”.
O presidente da Câmara Municipal, Lindomar Marinho parabenizou a equipe pelo trabalho e destacou os reajustes anunciados pelo prefeito aos servidores. “Parabéns pelas obras e pelos serviços. Sabemos que a cobrança ao servidor público é grande, principalmente os da saúde.
O prefeito já anunciou reajuste aos técnicos, mas o nível superior também será contemplado, em trinta dias. Reconhecemos a importância que os trabalhadores têm e parabenizamos por tudo o que vocês têm realizado”.
O presidente do Conselho Municipal, Walter Gonçalves destacou que foi uma oportunidade única de discutir propostas que melhorem os serviços de saúde em Jacundá. “Que possamos elaborar um documento que contenha ampliação e manutenção das ações de saúde como forma de proteção a vida da população”.