O deputado Eduardo Costa está aguardando assinatura de, pelos menos, 14 deputados, em requerimento, de autoria dele, que institui, na Assembleia Legislativa, uma CPI para analisar os serviços de telefonia oferecidos no Estado.
O parlamentar foi à tribuna defender a ideia, argumentando que as reclamações são muitas e que o serviço oferecido no Pará é de péssima qualidade, apesar de o consumidor pagar 44% só de imposto. “Não há mais como sustentar essa situação; pagamos muito imposto para um serviço tão ruim.
As operadoras precisam responder o porquê dessa situação; pela ineficiência dos serviços, fica claro que os impostos que pagamos não são revertidos para melhorias do atendimento. As operadoras, principalmente de telefonia móvel, tratam os consumidores com total desrespeito”, declarou. Motivo frequente de insatisfação do consumidor paraense, a má qualidade da telefonia móvel e do sinal de internet no Estado levou o parlamentar a propor a CPI e “colocar as prestadoras dos serviços contra a parede.
As empresas Vivo, Tim, Claro e Oi são acusadas de atender de forma insatisfatória os usuários e nós queremos saber o porquê”. Deputados querem saber quanto precisa para melhorar. Por conta desta realidade, as operadores serão questionadas em relação ao serviço oferecido e aos investimentos necessários para a melhora de problemas recorrentes como ligações picotadas, atraso superior a 24 horas para entrega de mensagens SMS e ausência de sinal 3G de internet nos aparelhos.
Assim como na Assembleia Legislativa do Estado do Pará, as CPIs serão instaladas, segundo Costa, em outros 16 Estados brasileiros. A operadora OI, que, no Procon, ocupa o topo da lista de reclamações dos usuários do serviço de telefonia celular no Pará, de acordo com o autor do requerimento, terá “tratamento especial”.
Parlamentares, como Ana Cunha, Ítalo Mácula e Nilma Lima se mostraram solidários ao requerimento. “A prestação dos serviços de telefonia móvel e internet, na capital e em todos os municípios do interior é deficitária. São chamadas interrompidas, falta de sinal e dificuldade de realizar ligações.
A internet também não atende à demanda da população. É um absurdo”, criticou a deputada Ana Cunha. “Quando viajo pelo Pará sinto na pele as dificuldades. O sinal é péssimo, tanto do telefone, quanto da internet.
Os telefones da Vivo, por exemplo, em alguns locais, até que a ligação seja completada, o usuário tem que esperar por horas e horas; isso quando não cai a ligação, logo nos primeiros segundos; de fato, uma vergonha”, destaca Ítalo Mácula.