Uma comitiva de vereadores do município de Jacundá foi recebida pelo reitor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Maurílio de Abreu Monteiro. Na pauta de reunião a implantação de um pólo ou um núcleo universitário no município de Jacundá.
O presidente da Câmara de Vereadores, Lindomar dos Reis Marinhos, e os colegas Therezo Neto e Geane de Deus Viana conseguiram a sinalização sobre a instalação de um núcleo da universidade em Jacundá.
À reportagem, a vereadora petista Geane disse que o teor do ofício encaminhado ao reitor explicou que “tal pedido deve-se a necessidade de ofertamos ao nosso alunado, tanto de Jacundá quanto de cidades vizinhas, cursos de ensino superior, proporcionando a esses a igualdade de oportunidade, a qualidade da ação educativa, bem como garantir a melhoria do desempenho educacional municipal no tocante a formação acadêmica”.
Durante a audiência com os parlamentares de Jacundá, o reitor Maurílio considerou positivo o pleito e pontuou que o município carece, ao mínimo, de um núcleo universitário. “O governo federal pretende desenvolver políticas educacionais a partir da implantação de pólos e núcleos universitários, e a população jacundaense tem esse direito de conquistar a presença da Unifesspa, inicialmente, com um núcleo”.
Segundo o vereador presidente do legislativo Lindomar Marinho, o deputado federal Cláudio Puty garantiu recursos provenientes de emenda parlamentar no valor de R$ 300 mil para a implantação do núcleo universitário de Jacundá. “Acreditamos que a partir de 2015 já teremos o início da implantação do núcleo universitário de Jacundá”, comemora.