Basta a menstruação atrasar alguns dias para aquela dúvida começar a latejar na cabeça: será que eu estou grávida? Apesar de esse ser um sinal bastante expressivo, diversos fatores podem alterar o funcionamento hormonal e apenas um exame de pode confirmar a gravidez.
O ciclo menstrual é diferente de mulher para mulher e estar atenta ao funcionamento do seu organismo é fundamental para não cair em alarmes falsos. O ciclo regular dura 28 dias, isso é, a cada 28 dias a menstruação desce. Porém, em ciclos mais curtos, ela pode vir a cada 24 dias e nos longos, a cada 30 dias.
Atrasos de até 10 dias são considerados aceitáveis, contanto que não sejam frequentes. Os hormônios que agem no sistema reprodutor feminino têm sua origem no hipotálamo e na hipófise, glândulas que se localizam no cérebro. Por isso podem ser influenciados por fatores emocionais, como o estresse ou a expectativa pela vinda da menstruação.
Teste de gravidez
Após 15 dias de atraso, o ideal é fazer um exame de farmácia para medir os níveis de beta HCG na urina. Antes desse prazo, a concentração do hormônio é muito baixa e o teste pode dar negativo, ainda que a mulher esteja grávida.
Para sanar qualquer dúvida, o mais indicado é fazer um exame de sangue que também age pelo hormônio HCG, mas consegue detectá-lo em concentrações baixas. Ele pode ser feito a partir do 9º dia de atraso.