Todo o início de ano é a mesma coisa. Escolha da escola para os filhos e compra de materiais didáticos. Mas muitas instituições de ensino têm surpreendido e optado pelo uso de tablets e outros recursos digitais na sala de aula. A verdade é que os aparelhos eletrônicos já não são mais “ferramentas do papai ou da mamãe”. Smartphones, tablets e gadgets em geral despertam o interesse das crianças e fazem parte da lista de desejos dos pequenos. A chamada geração Z realmente parece ter nascido com um “chip” a mais e já habituada ao universo da tecnologia. Esse mundo digital, sem dúvida, precisa adentrar as paredes da escola!
Mas, afinal de contas, existe uma idade certa para apresentar as crianças à tecnologia?
Segundo psicólogos e pesquisadores, não existe idade pré-determinada. Muitas crianças seguem os hábitos dos pais, outras são estimuladas pela escola e pelos amigos. Mas, de fato, quanto mais conectado for seu universo, mais cedo o pequeno apresentará interesse pela tecnologia.
A popularização das telas touchscreen, que permitem a navegação sem digitação, foi fundamental para que mesmo as crianças ainda não alfabetizadas passassem a compreender intuitivamente as funções dos aparelhos. Assim, elas conseguem abrir aplicativos, jogar, desbloquear e navegar pelo celular e outras funções dos gadgets sem dificuldades. Essa habilidade não deve ser proibida ou reprimida. Ao contrário, pais, professores e escola precisam estimular os alunos a conviver no mundo digital.
A atenção deve estar no acompanhamento e na criação de uma rotina que a tecnologia faça parte, mas não seja a base do dia a dia. A criança precisa entender a importância de fazer a liçao de casa, brincar com a bola, com a boneca, andar de bicicleta, passar um tempo com os pais e com os amigos e realizar outras tarefas que os pais julguem importantes. Sem esse controle, os pequenos podem apresentar uma série de comportamentos difíceis de serem revertidos mais tarde.
Existem diversos aplicativos educativos que ajudam no desenvolvimento da coordenação motora, na capacidade de entender formas, cores, animais e uma série de funcionalidades que complementam o trabalho da escola. A tecnologia é mais um aliado na construção de um futuro melhor.
PESQUISA
Segundo resultados da pesquisa realizada pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC), com 1580 jovens entre 9 e 16 anos em 1580 pais no ano de 2012.
Cerca de 47% dos jovens acessam a internet todos os dias:
18% acessam do celular;
35% acessam de lan house;
40% acessam de casa;
42% acessam da escola;
As atividades são dos mais variados:
82% mencionam Trabalho Escolar;
68% mencionam Redes Sociais;
66% mencionam Youtube;
54% mencionam Jogos Online;