Em meio a uma aula comum como todas as outras do dia dia mas, apresentando uma conversa transversal peculiar, onde a turma do segundo ano começaram a debater obras já lidas e baseado nessa idéia surgiu o clube da leitura, da escola Dorothy Stang, onde democráticamente houve uma eleição para à escolha do nome do clube. Surgiu diversas sugestões e, sendo eleito por unanimidade o nome “Devoradores de Livros”, nome este sugerido pelo aluno Pedro Paulo.
De imediato o que era somente uma idéia no papel, tornou-se realidade, onde o grupo se reuniria aos domingos, tirando-os do ócio aos finais de semana, levando todos para um mundo paralelo e imaginário, de modo que a única obrigação seria ler para serem levados ao infinito do intelecto humano.
O primeiro encontro foi realizado em 19 de janeiro deste ano às 16:00hs, com a presença de 14 alunos que na oportunidade se intitularam “os pioneiros do clube”, sendo eles: Vanessa Oliveira, Looh Souza, Kah Alves, Daniele Silva, Jackeline Mota, Evanice Araújo, Keliane Barros, Pedro Paulo, Gabriel Souza, Edsom Cabral, Elis Jhon, Fábio Paulino, Yago Sousa, no entanto, o clube foi conquistando novos adépitos nas primeiras semanas após o primeiro encontro como é o caso do Eduardo da Cruz, Wilma Santos, Mônica da Sailva, Kananda Lima de Oliveira, Laine Rocha, Andressa da Silva, Gabriela Barros, Rethielle Ferreira, Cleidiane Marques, Kamila Medeiros, Raylane Leite, Thandy Berger, Edna Rodrigues, Camila Leite, Patrícia Vieira, Ana Cláudia Pinheiro, Rodrigo de Azevedo, Kesy Dantas Lira, Luciano Reis, Jéssica Santos, Marileide Nogueira, Viviane Araújo, Daine Rodrigues, Tayna Lima, Aldelicia e Wildiekson Oliveira.
O objetivo central do clube da leitura, é a formação de leitores e proporcionar o conhecimento do intelecto dos devoradores, através do conhecimento e discernimento dos assuntos lidos e debatidos.
Para incentivar os devoradores de livros, como são tratados os participantes é que haja frequência de 75% nos encontros quinzenais, onde desfrutarão de viagens no decorrer do ano a diversos locais, a exemplo da capital Belém, lembrando que aquele que lê a maior quantidade de obras literárias ao longo do ano, será agraciado com um tablet doado pela coordenadora do projeto (Clube da Leitura) e professora de biologia, Leila Dayanne Oliveira.
O grupo possui uma biblioteca móvel, onde no início, os livros eram carregados em uma caixa de papelão ornamentada, hoje o transporte é feito em um caixote reciclado de fácil manuseio.
Não deixando de ressaltar os colaboradores em diversos aspectos, sendo eles a coordenadora Nazaré, que é uma grande incentivadora do projeto, além da professora de arte, Suellem Bastos e os veteranos que fazem a mobilização dos encontros pelas redes sociais. O clube ainda conta com doadores de livros como a professora Silvana Barnabé, Osileide Lira e os próprios alunos membros do grupo.
O quarto encontro contou com o tema “O Piquenique da Leitura”, sendo realizado na localidade denominada “Matinha”.
Enfim, essa é uma breve e sucinta biografia do grupo “Devoradores de Livros”, clube composto por aqueles que almejam na vida social dominar e não serem dominados e que desejam ser libertados da alienação que os aprisionam e, temem buscar conhecimentos nos livros e tornarem-se, pessoas livres da falta de conhecimento intelectual.