Atendendo a uma recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e um pedido da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PA subseção de Marabá), o presidente da Comarca de Jacundá, juiz Arielson Ribeiro instalou a sala de Assistência dos Advogados. A solenidade de inauguração aconteceu na noite de quarta-feira, (2), com a presença de autoridades e advogados.
A instalação da sala destinada aos advogados que atuam na Comarca de Jacundá é resultante de uma parceria entre o Poder Judiciário, OAB e Prefeitura Municipal. Nela, o profissional dispõe de um ambiente refrigerado, computador com acesso à internet e mobiliário, além de uma secretária para auxiliá-lo no exercício das atividades.
“Julgamos imprescindível esse ambiente para os advogados, já que são parceiros da Justiça. Eles podem conversar com seu cliente, dialogar com testemunhas, ouvir as partes em processos, tirar cópias de documentos, fazer uma petição urgente, ou seja, um pequeno escritório de trabalho, mas importante no exercício da profissão”, explica Arielson. Sala está localizada próxima ao gabinete do juiz.
A advogada Amanda Freitas, interlocutora no processo de instalação da sala, explica que “o juiz da Comarca de Jacundá, Drº Arielson Ribeiro foi sensato ao atender ao pedido da OAB, por meio do presidente regional da subseção de Marabá, na pessoa do advogado Haroldo Gaia. E trata-se de um suporte para os advogados de Jacundá e também para os profissionais de outros municípios”. A parceria com a Prefeitura Municipal foi relevante para a estruturação da sala com a aquisição de equipamentos e mobiliários, e vai beneficiar aproximadamente 13 advogados com escritório na cidade de Jacundá.
Haroldo Gaia ressalta que a OAB tem o compromisso de chegar ao interior do Pará. “E a instalação da sala em Jacundá é um avanço para a melhoria dos serviços advocatícios na Comarca local”. O presidente da OBA, subseção de Marabá, agradeceu ao prefeito Izaldino Altoé, o Dino, pelo apoio pela estruturação do ambiente.
Nas palavras do gestor municipal, a sala dos advogados é “mais uma conquista para a sociedade jacundaense, já que os profissionais têm um espaço moderno e confortável para dinamizar os serviços e atender com eficiência seus clientes”. Dino acrescentou ainda que a Prefeitura está acessível às parcerias que sejam favoráveis para a sociedade.
O presidente estadual da OAB Pará, advogado Jarbas Vasconcelos do Carmo, citou o empenho da atual diretoria em promover a instalação de sala nas comarcas paraense. “Estamos trabalhando para que os advogados tenham um ponto de apoio nas comarcas do nosso Estado, pois vivemos num estado democrático de direito”, finalizou.