Atendimento do SAMU 192, com duas ambulâncias, inclusive uma traçada, com plantão 24 horas e equipe especializada é uma das ações que vem sendo desenvolvida pela Secretaria de Saúde, em Jacundá. O serviço é integrado com a regional de Tucuruí. O paciente liga para 192 e é atendido pelo médico que aciona a ambulância de resgate.
Outra novidade na área da saúde dos jacundaense é os Médicos presentes em todos os postos de saúde e, aos finais de semana, na zona rural. São quatro profissionais (quatro deles do programa Mais Médicos) que atendem nos nove postos de saúde do município e dois na zona rural.
O Programa Saúde da Família conta com duas novas equipes, uma atenderá na sede do PRODASF e outra que reforçará o atendimento do PACS, sem contar com o hospital municipal que têm médicos e enfermeiros 24 horas.
Mas, o trabalho não para por ai. O secretário de saúde, Marcos Eleutério, esteve em Brasília nesta última quinta-feira, 10, juntamente com o deputado Federal, Miriquinho Batista e o prefeito Dino, em busca da liberação de R$ 1,9 milhão de emendas conseguidas com o apoio de deputados federais parceiros do governo municipal, inclusive estas emendas já estão cadastradas.
O recurso após liberado será investido na reforma e ampliação dos postos de saúde e outras obras na área do saneamento básico, a exemplo do sistema de abastecimento de água e banheiros.
“Também reivindicamos a liberação da 2ª parcela das obras que estão em andamento e construção de duas unidades básicas de saúde (UBS). Uma no local do antigo matadouro e outra no bairro Palmares. Já estamos trabalhando também na construção da UPA; a contrapartida da prefeitura já foi autorizado pelo prefeito Dino, no valor de R$ 400 mil e já estamos dando continuidade nas obras”, destacou o secretário.
Importante: quem precisar acionar o 192 pode ligar de qualquer celular ou telefone fixo, com exceção da operadora Vivo que, por problemas da Anatel apresenta dificuldade de completar a ligação.