Com uma cédula de identidade datada de março de 1977, o aposentado Clemente Firmo Pereira, morador da zona rural do município de Jacundá, passava constrangimento quando apresentava o documento pessoal bastante antigo. Despreocupado para tirar uma segunda via do documento, ele só despertou que precisava de um novo quando foi renovar a senha do cartão de benefício social. Assim como ele, dezenas de moradores da cidade procuraram o Projeto de Desenvolvimento e Assistência Social Dona Flor (Prodasf) para requerer a primeira e segunda via da identidade no mutirão da cidadania, que ofereceu também serviços médicos.
O perito Neunilson de Melo, da PC de Belém, detalha que pessoas com idade acima de 16 são beneficiadas pelo serviço, para requerer a primeira via quanto à segunda via da cédula de identidade e fazer alguma retificação. “Todos os serviços são gratuitos. Lembrando que os documentos serão entregues a partir do dia 5 de junho deste ano”, enfatizou.
O serviço oferecido gratuitamente começou no dia 1º e se estendeu até o dia 4 (domingo), na sede da entidade. Segundo a coordenadora do projeto, Sidnéia de Oliveira Silva, foram beneficiadas cerca de 1.000 pessoas com serviços concernentes ao documento de identidade e outras 130 receberam atendimento médico. “Na ocasião oferecemos consultas médicas com um clínico geral e especialidade na área cardiológica”.
Para promover o mutirão, Sidnéia explica que a parceria com a Prefeitura de Jacundá, através da secretaria de Assistência Social e Delegacia da Polícia Civil foi fundamental. “Apesar de esse serviço ser oferecido constantemente, percebemos que existe uma procura muito grande, por isso, resolvemos firmar essa parceria para beneficiar a população”.
Além dos 5 servidores da PC e outros três da Assistência Social, o mutirão envolveu outros 25 voluntários. “Não poderíamos realizar esses atendimentos sem a participação de uma equipe que veio trabalhar pelo amor ao próximo, sem receber nenhuma gratificação financeira. É muito gratificante tudo o que está acontecendo nessa obra”.
O aposentado Clemente Pereira foi um dos beneficiados pelo mutirão. “Quando fui renovar minha senha do cartão da aposentadoria o gerente me cobrou um novo documento, pois a minha carteira de identidade é muito velha, fiz quando eu era novo”. Ele aproveitou o evento social para solicitar a segunda via do documento.
O Prodasf oferece consultas médicas especializada, cursos profissionalizantes e prática esportiva, além dos serviços oferecidos pelo NASF. Já foram realizados quatro mutirões de consultas médicas e os cursos estão atendendo muitos jovens, proporcionando benefícios a população.