No final da tarde de domingo, 4, a sociedade futebolística de Jacundá conheceu o campeão do Torneio do Trabalhador, competição esportiva que teve início no dia 27 de abril, e envolveu 121 equipes e mais de 2,1 mil jogadores. Aos vencedores coube premiação em dinheiro, além de troféus. Foram eleitos também goleiro e artilheiro, tanto feminino quanto masculino.
Promovido pela Prefeitura Municipal e organizado pela secretaria de Cultura, Desporto e Lazer (Secult), o torneio chegou a sua 14ª edição. A competição surgiu em 2001 para promover os trabalhadores do campo, do comércio, da indústria e praticantes do futebol amador. “É uma grande festa do futebol, pois atrai boleiros de todos os segmentos sociais”, explica o secretário José Brito.
Das 121 equipes participantes, 42 eram do meio rural, o que totalizou a participação de 800 jogadores. E cinco times eram formados por mulheres. Para cada equipe, a Prefeitura doou uma bola profissional, além de alimentação para os participantes do interior. Os jogos foram realizados nos campos do Mulatão e Caldeirão.
A disputa final foi entre os times da Igreja Quadrangular e Fortaleza da Santa Rosa. “Foi uma disputa emocionante”, comentou o secretário. No jogo, a equipe evangélica ganhou nos pênaltis por 3 a 2. Entre as equipe femininas, a seleção Atlético Madri ganhou de 2 a 0 da equipe Fênix.
A premiação em dinheiro e troféus foi para o campeão e vice, de ambas as categorias. Na solenidade de encerramento o vice-prefeito Itonir Tavares entregou os prêmios. “É muito importante o governo municipal incentivar a prática esportiva. E todos os anos essa competição reúne um número de participantes que fazem desse evento uma grande festa do futebol amador”. Participaram também da solenidade o presidente da Câmara de Vereadores, Lindomar Marinho, e também Chico Dentista e Therezo Neto.