Os 30 anos de história política do Partido dos Trabalhadores no município de Jacundá foram marcados com a inauguração de sua sede própria. O prédio, localizado à Rua Teotônio Vilela, próximo a agência do Banco do Brasil, dispõe de infraestrutura para atender a diretoria executiva da sigla, parlamentares, militância e comunidade, já que conta com um auditório para 60 pessoas. A cerimônia aconteceu na noite de sábado, 31, com a presença de autoridades políticas, empresariais, dirigentes de classe e populares.
12º presidente do diretório municipal, o secretário de Finanças da Prefeitura de Jacundá, Robson Peres assumiu a presidência do partido no início do ano. Segundo ele, durante a campanha para o PED de 2013 a militância ansiava por um endereço próprio. Após a eleição, Robson disse que “conversei com minha esposa (Neide Ávila - Neidinha) sobre a ideia e achamos que nós deveríamos construir uma sede e doar para o partido. Esse sonho foi realizado, o qual teve total participação de Neidinha que esteve à frente no comando dessa construção, a sede própria do PT, desmanchará palanques armados, e visará a união partidária onde todos juntos, buscaremos o crescimento social de Jacundá, gerando emprego e renda”.
Durante a cerimônia, o anfitrião da festa abriu as portas da nova sede do Partido dos Trabalhadores para os filiados, simpatizantes e convidados que conheceram a nova estrutura física do partido, e abonou fichas de novos filiados. Na ocasião, a ex-vereadora e ex-vice-prefeita de Jacundá, Maria de Jesus, recebeu uma homenagem especial pela sua militância atuante ao longo dos 30 anos de história do PT. O auditório para 60 pessoas foi batizado com o nome de Maria de Jesus.
Além de citar conquistas do governo municipal, principalmente nas áreas de educação e infraestrutura, Robson reafirmou o total apoio do diretório municipal à vereadora Geane de Deus como pré-candidata a deputada estadual. “Quando estávamos em campanha do PED sentimos o anseio do próprio grupo do PT em lançar um nome de Jacundá. Fizemos uma escolha com muita responsabilidade. Ela (Geane) foi uma das mais votadas na última eleição. Discutimos com a executiva, depois com a plenária e decidimos que não iríamos votar nos candidatos de fora, mas sim que o PT teria uma opção própria, e buscar apoio com os candidatos a deputados federais”.
Por sua vez, o prefeito Izaldino Altoé, o Dino, parabenizou a iniciativa do atual presidente do PT em Jacundá. “É um sonho que se tornou realidade. Estão de parabéns a Neidinha que teve toda dedicação para coordenar essa construção, e o Robson que se empenhou para realizar esse sonho de todos os militantes”, felicitou o prefeito. Enquanto o vice-presidente da legenda partidária, Raul Lima acrescentou que “estamos aqui para somar e crescer com a população jacundaense”.
A homenageada Maria de Jesus disse que a inauguração da sede é um marco na história dos 30 anos do PT em Jacundá. “Essa homenagem com o meu nome, é uma homenagem que não é minha, é um pouquinho de mim e de todos os companheiros que construíram o PT em Jacundá ao longo desses 30 anos. A história de lutas de muitos companheiros que estiveram comigo. A nova direção está de parabéns, as nossas lideranças, e todos os outros companheiros que fazem e fizeram parte da história petista de Jacundá”.
Os vereadores Therezo Neto e Lindomar também teceram elogios à atitude da executiva municipal. “Representa um momento importante na história do Partido dos Trabalhadores porque é um partido que está transformando sonhos em realidade em Jacundá”, frisou. “Essa luta do PT é de muitos companheiros que ingressaram no partido mesmo antes de chegarmos ao governo. É mais uma conquista de toda sociedade jacundaense”.
A pré-candidata a deputada estadual, a vereadora Geane de Deus, disse que os militantes sempre almejaram em dispor de um espaço com a estrutura oferecida pela atual executiva. “Estamos felizes em receber a doação desse prédio para que possamos discutir e debater os assuntos dentro do partido”, finalizou.