Com 25 anos de tradição, a quadrilha Boa Esperança conquistou mais um título. Desta vez foi a campeã do 10º Festival Junino de Jacundá, com o tema “Festival de Parintins em uma noite de São João”. A festa folclórica aconteceu no último sábado (07), no ginásio poliesportivo Padre Humberto Ryalland, reuniu brincantes e populares.
O festival é uma iniciativa da Prefeitura de Jacundá, realizado pela Secretaria de Cultura Desporto e Lazer (Secult). Nas quatro noites diversas atrações culturais passaram pelo ginásio Na abertura, dia 5, se apresentou a quadrilha da Escola Arte de Educar e também a quadrilha “Mistura de cor”, das Escolas Teotônio Apinagés e Dorothy Stang, depois a atração musical da dupla Ailton e Fábio.
Na segunda noite, os alunos do programa “Mais Educação” e projeto “Zico10” fizeram a abertura da programação, e na seqüência os grupos Folclóricos “Expressão do Corpo” e “Os Melhorzinhos”, da cidade de Marabá, e o “Casamento Maluco Ai que Vida”, de Jacundá e em seguida a quadrilha “Sedução Junina” de Marabá. A programação se fechou com show musical de “Josimar e Galego”.
Com um público estimado pelos organizadores em 4 mil pessoas, a noite de sábado foi contagiante, e um dos momentos mais esperado do festival. Antes de as quadrilhas oficiais se apresentarem, a platéia assistiu a apresentação do “Boi Bumbá da escola Arte de Educar”.
A primeira quadrilha a se apresentar foi a Bela Vista, que trouxe o enredo “O beijo e o bilhete premiado”. A quadrilha Explosão 14 de Maio entrou na arena logo depois. Em seguida foi a vez da campeã, a quadrilha Boa Esperança, seguida por Amor Caipira que trouxe o tema “Manhã de Sol”, Princesinha do Sertão e Explode Coração com a história do “Milho, o ouro brasileiro.
A apuração dos votos foi marcada com muita euforia por parte dos integrantes das quadrilhas que acompanharam atentamente os resultados. A Quadrilha “Boa Esperança” conquistou os jurados e ganhou a competição. Houve um empate técnico entre as quadrilhas “Amor Caipira e “Princesinha do Sertão”. E o critério de desempate foi a maior nota no quesito “Puxador”, que garantiu a segunda colocação para a equipe da Princesinha do Sertão, ficando a “Amor Caipira no terceiro lugar.
Na opinião prefeito Dino Altoé, o festival é uma festa popular tradicional na cidade de Jacundá, e que os anos consegue atrair uma multidão “para assistir as belas apresentações dos grupos juninos”. Na noite da premiação, ele justificou a ausência por motivos de saúde. O vice-prefeito Itonir Tavares, o secretário de finanças Robson Peres, e o vice presidente do PT, Raul Lima, e o vereador José Wilson fizeram a entrega dos prêmios aos vencedores. “É um titulo muito importante para todos nós que fazemos parte da quadrilha Boa Esperança. Graças a Deus vencemos”, agradeceu o coordenador do grupo, Raimundo Gomes, o Raimundo Cego.
O secretário da Secult, Zeferino Brito considerou positivo a realização do evento e ressaltou que a Prefeitura irá continuar incentivando a cultura do município. A mesa da comissão julgadora foi composta por três jurados vindos da Capital Paraense: José Pedro da Silva, Consultor Cultural da Presidência do Instituto Vitória Régia em Belém; Armando Durval Soares de Brito Neto assessor artístico da gerencia geral de artes cênicas e musicais do Instituto de Artes do Pará; Renan Figueira Cunha, pesquisador Cultural do projeto “Mapa das Artes” Do instituto de Artes do Para – IAP. Ambos avaliaram criteriosamente todos os quesitos a serem julgados nas apresentações.