A Tetra Pak em parceria com a secretaria de educação e prefeitura municipal de Jacundá ministrou na última sexta-feira (22) oficinas na escola Municipal Rosália Correia pela (manhã) e na Escola Municipal Caminho para o Futuro (tarde). A oficina abordou a utilização de papel reciclado e contou com a participação de 700 estudantes do 1.º ao 5.º Ano do Ensino Fundamental, além de Diretores, coordenadores, professores e servidores das duas escolas.
Durante a realização da oficina foi explicado a importância de darmos um destino adequado aos materiais recicláveis, especialmente o papel, produto foco da oficina. Os participantes aprenderam de forma pratica como contribuir para a preservação do meio ambiente.
Após o término das oficinas a Tetra Pak doou kit’s com materiais pedagógicos relacionados à questão ambiental nas escolas. Todos os alunos também receberam uma revistinha.
O gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos é uma das questões ambientais de maior importância no âmbito da administração de uma cidade.
Dentro de um sistema integrado de gerenciamento destes resíduos sólidos, a coleta seletiva e a reciclagem vem ganhando força como ferramentas importantes de auxílio no tratamento e disposição dos mesmos, mas também como uma forma de geração de empregos e renda para um número cada vez maior de pessoas.
Além de papéis, plásticos, vidros e metais, as embalagens cartonadas assépticas, compostas de papel, plástico e alumínio e conhecidas como embalagens longa vida, também estão incluídas na lista dos materiais que compõem os resíduos sólidos urbanos e que são passíveis de serem reciclados.
Neste contexto, como parte de seu compromisso ambiental, a Tetra Pak, uma das fabricantes das embalagens longa vida, procura desenvolver ações visando incentivar e ampliar a coleta e reciclagem das suas embalagens pós-consumo.