O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo Inep em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir em um só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações.
Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas.
O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.
Em 2013, segundo os dados informado pelo sistema do Inep, o município de Jacundá atingiu a nota 4.1 quando a meta prevista era 3.6 para as classes da 4ª Série ao 5º ano.
Já para as classes da 8ª série ao 9º ano, Jacundá não atingiu a meta prevista levando em consideração ao aumento significativo em relação aos anos anteriores à 2013. A meta prevista era de 3.9, mas, só conseguiu alcançar 3.4.
No Pará, Jacundá ocupa a 29ª posição no ranking com 4.1, ficando atrás do município de Belém, para as classes da 4ª Série ao 5º ano. E nas classe da 8ª série ao 9º ano, a posição ficou na 64ª.
Veja nas fotos abaixo o ranking por escolas nas duas categorias.