No dia 26 de setembro, a Comunidade Surda Brasileira comemorou o Dia Nacional do Surdo, data em que são relembradas as lutas históricas por melhores condições de vida, trabalho, educação, saúde, dignidade e cidadania.
O município de Jacundá, através da Secretaria Municipal de Educação, em comemoração a esta data, promoveu um passeio com os alunos surdos matriculados na Rede Municipal de Ensino.
A Comunidade Surda conquistou o reconhecimento Nacional sobre a LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais como uma língua natural, registrado na Lei Nº 10.436 de 24 de abril de 2002 e Decreto Nº 5.626/2005, respeitando os valores da Linguística e Cultura dos Surdos, respeitando a LIBRAS como primeira Língua de Sinais dos Surdos e a Língua Portuguesa como segunda, como também o direito por Escolas Bilíngues para Surdos.
A Rede Municipal de Ensino de Jacundá possui 04 escolas bilíngües: Escola Coronel João Pinheiro, Escola Wanderlina, Escola Criança Feliz e Escola Rosália Correia. Estas escolas atendem alunos surdos e possuem intérpretes de libras que apóiam o trabalho do professor em sala de aula e no contra-turno nas Salas de Recurso Multifuncional, as quais possuem profissionais que fazem o trabalho de complementação pedagógica.
Segundo a Semed hoje, a surdez não é mais barreira para que os surdos sejam incluídos com sucesso, no Sistema Educacional. Fato visível em nosso município, pois temos 03 de nossos alunos surdos já premiados em processos seletivos de Nível Nacional – como as Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas públicas (OBMEP).