A prefeitura municipal de Jacundá, através da secretaria municipal de saúde em parceria com governo estadual e federal realizou no dia 07 de outubro no Cine Teatro da Praça CEU o encerramento da 1ª turma de Formação em Saúde Mental do município de Jacundá.
Oferecida pelo Projeto Caminhos do Cuidado, vai possibilitar que você, agente comunitário de saúde e auxiliar técnico em enfermagem, ator da Atenção Básica, possa trabalhar em conjunto com a Saúde Mental, visando melhorar a atenção às pessoas que fazem uso prejudicial de drogas e de seus familiares. Esse acolhimento e cuidado ao usuário de forma integral pressupõe um novo olhar sem preconceitos e sem exclusão de qualquer natureza.
O curso aqui oferecido como base a política do Ministério da Saúde de Atenção Integral e o cuidado com as pessoas que fazem o uso prejudicial de drogas, norteado pela Redução de Danos (RD) aos usuários.
A carga horária para os alunos foram de 60hs, sendo 2/3 do tempo gastos em horas presenciais e 1/3 em observações de campo.
Essa formação em Saúde Mental inova pelo dinamismo e mudança de modelos. O projeto trabalha com a quebra de lógica do 'especialismo' no cuidado em saúde mental, propondo a convergência da atenção envolvendo diversas áreas e setores e promove ainda a ampliação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) em seus propósitos, já que os profissionais da Atenção Básica passam a dispor de ferramentas para o acolhimento dos usuários e se tornam multiplicados dessa linha de cuidado.
O curso também é inovador ao discutir e construir um novo papel para os agentes comunitários de saúde e auxiliares técnicos em enfermagem voltado para o cuidado em saúde mental, trabalhando conforme a especificidade de cada território. Além disso, qualifica o olhar e escuta para dar a visibilidade à questão das drogas.
E por fim, a formação protesta pelo projeto Caminhos do Cuidado amplia a caixa de ferramentas dos atores da Atenção Básica para o cuidado em saúde mental e sua atuação na rede de atenção, e ainda na construção de territórios de paz.