Uma mobilização envolvendo a Câmara de Vereadores e o governo municipal pela implantação de um polo universitário em Jacundá começa a ganhar força. Na semana passada, o vice-prefeito Itonir Tavares, o presidente do legislativo Lindomar Marinho, e as vereadoras Geane de Deus, Adélia Figueiredo e Neuza do Adão, além dos colegas Chico Dentista, Josimar Tomaz (Fogoió) e Luiz da Colônia e técnicos da Secretaria Municipal de Educação se reuniram com o reitor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Maurílio de Abreu Monteiro, para tratar do assunto.
Foi realizado em abril deste ano a primeira reunião para tratar da viabilidade de implantação do Campus da Unifesspa em Jacundá. Porém, nesse segundo encontro, em relação a essa proposta, o reitor Maurílio Monteiro explicou que se trata de uma prerrogativa exclusiva do governo federal e que a autorização depende do Congresso Nacional, no entanto, o sonho não acabou.
“Articular a implantação de um núcleo universitário é a solução viável neste primeiro momento para que a universidade marque presença no município”. Outra sugestão do reitor é a implantação de um centro universitário compreendendo diversos módulos de ensino. “É importante a articulação política para inserir recursos federais para esse projeto”.
Autora da iniciativa, a vereadora e ex-candidata a deputada estadual que obteve a maior votação no município de Jacundá, Geane de Deus, foi enfática ao defender a presença da Unifesspa na cidade jacundaense. “A nossa comunidade anseia por esse projeto. E iremos trabalhar para realizar esse sonho”. Geane citou que já existe uma proposta para garantir recursos de emenda parlamentar com a finalidade de iniciar o projeto, tanto de um núcleo ou centro universitário.
Se depender da Câmara de Vereadores, o presidente da Casa, Lindomar dos Reis Marinho, garantiu apoio. “Em prol da implantação desse centro universitário, os vereadores estão unidos para aprovar qualquer projeto que atenda o anseio da comunidade”.
Pelo governo municipal, o vice-prefeito Itonir Tavares também demonstrou entusiasmo com a ideia. “Estamos unidos com esse propósito, pois o nosso município tem conquistado muitas obras importantes, mas essa é a melhor para lutarmos em sua concretização”.