Através da parceria entre Prefeitura Municipal de Jacundá, por intermédio da SEMICA e SENAI/Marabá, foram abertas inscrições para o curso de padeiro e confeiteiro, que teve mais de duzentas e cinquenta pessoas inscritas, na qual foi realizado um processo seletivo, para as 45 vagas ofertadas. Sendo que o índice de participação e conclusão do curso atingiu 100%.
O jovem Sidney Rodrigues, que trabalha em um grande supermercado de Jacundá, disse que sempre teve vontade de fazer um curso de panificação e confeitaria, “graças a prefeitura de Jacundá que nos oportunizou trazendo o SENAI, estamos aqui mostrando o resultado para todos testemunharem", foram mais de 90 dias de curso e 45 alunos formados para o mercado de trabalho.
“É muito satisfatório observar o que todos aprenderam em sala de aula, o aluno não aprende somente na teoria, tem que haver prática, é isso que o SENAI prega nos ensinamentos, para que possamos formar pessoas capacitadas para o mercado de trabalho”, enfatizou Eduardo, coordenador pedagógico do SENAI/Marabá, que esteve representando o presidente da FIEPA, Conrado, o diretor regional do SENAI, Dr. Gerson e Hugo, diretor da escola SENAI/Marabá.
Nos dias atuais há uma grande dificuldade em encontrar profissionais qualificados para o mercado de trabalho, ou até mesmo tocarem seu próprio negócio. De acordo com está análise a prefeitura de Jacundá e o SENAI/Marabá, iniciaram através do primeiro contato entre o vice-prefeito Itonir Tavares e o Hugo, diretor do SENAI/Marabá, uma conversar para que fosse ministrado cursos no município de Jacundá.
O presidente da Câmara de Jacundá, Lindomar dos Reis Marinho, parabenizou todos que durante 3 meses de curso, participaram assiduamente, “não é fácil estudar e trabalhar, sei que muitos de vocês trabalham durante o dia, mais vale a pena no final do curso, quando de fato o aluno é certificado a exercer à função desempenhada”, parabenizou.
A parceria vem dando certo, já rendeu vários outros cursos, como o de: pedreiro, almoxarife de obras, corte e costura, além do operador de retroescavadeira que ainda está sendo realizado e em breve certificará seus alunos.
“Quero aqui parabenizar a todos os concluintes do curso de padeiro e confeiteiro, pela grande conquista, a equipe do SENAI que trabalhou incansavelmente para que todos pudessem ao final do curso receber seu certificado de conclusão. Esse e muitos outros cursos que a nossa equipe da SEMICA (Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Agronegócio), buscou para o nosso povo e, quero dizer que neste ano de 2015, iremos trazer novos cursos para que todos possam se qualificar profissionalmente e de forma gratuita”, finalizou o vice-prefeito Itonir.