A Câmara Municipal de Jacundá realizou nesta sexta-feira, 30, Sessão Extraordinária para analisar e aprovar o licenciamento temporário do vereador Jozimar Tomaz Lima, o Fogoió, do PDT, que assumirá a partir de segunda-feira, 2 de fevereiro, o cargo de Secretário Municipal de Assistência Social da Prefeitura de Jacundá. O requerimento teve aprovação unânime. Em seu lugar deverá assumir a atual coordenadora do programa Bolsa Família, Mariza Alves, primeira suplente da coligação que elegeu o parlamentar.
Dos 13 vereadores, apenas Pedro Edivan estava ausente. De autoria do próprio vereador licenciado, o requerimento foi colocado em votação durante a sessão convocada pela Mesa Diretora. O presidente do legislativo jacundaense, vereador Lindomar Marinho, explicou que “se faz necessário que o requerimento seja apreciado pelos vereadores. Neste caso, teve apoio total dos demais colegas”. Lindomar ressaltou que “esta é a primeira vez na história política do município que um vereador recebe convite de um gestor municipal para assumir um cargo na equipe de governo”.
A licença pode chegar a 15 meses. E nas palavras do licenciado, o convite do prefeito Izaldino Altoé valoriza a Câmara de Vereadores e o PDT. “Quando recebi e aceitei o convite do nosso prefeito para assumir a secretaria de Assistência Social, com o aval do nosso partido e, principalmente dos colegas vereadores, fiquei ciente que será mais um desafio a ser vencido na minha carreira política, trabalhando em prol da nossa população”.
Manifestaram-se positivamente pela escolha do colega, os vereadores Luiz Pereira (o Luiz da Colônia), Therezo Neto, Cledemilton Araújo, Francisco de Oliveira (Chico Dentista), Geane de Deus, Adélia Figueiredo, além do presidente do legislativo.
Mais uma mulher
Com o licenciamento de Jozimar Tomaz, a vacância do cargo será comunicada ao Tribunal Regional Eleitoral. E num prazo de 10 dias – prorrogáveis pelo mesmo período – a Câmara convocará o primeiro suplente da coligação, no caso, se manifestou a coordenadora do programa Bolsa Família, Mariza Alves da Silva, que deverá apresentar diploma expedido pela Justiça Eleitoral para que possa assumir o cargo, tornando-se a 5ª mulher a compor o Poder Legislativo de Jacundá.