A Secretaria de Meio Ambiente de Jacundá foi contemplada com à aprovação do projeto junto ao BNDS para: reestruturação, ampliação, reformas, cursos de capacitação, serviços técnicos especializados, aquisição de veículos e equipamentos, entre outros, com o objetivo de intensificar a fiscalização, concluir o mapeamento do Cadastro Ambiental Rural - CAR, Licença Ambiental Rural - LAR, minimizar queimadas, desmatamento, recuperação de áreas degradadas e demais atividades rotineiras que visem a proteção do meio ambiente.
Nesta primeira etapa foram liberados R$ 199.352,05 (cento e noventa e nove mil e trezentos e cinqüenta e dois reais e cinco centavos), recurso este destinado à reforma e ampliação, cujos serviços foram recentemente concluídos de forma excepcional, seguindo à risca o plano de trabalho contido no projeto.
Na Segunda etapa do Projeto o valor a ser liberado é de R$ 592.847,95 (quinhentos e noventa e dois mil e oitocentos e quarenta e sete reais e noventa e cinco centavos) para aquisição de veículos, equipamentos de informática, cursos de capacitação, serviços técnicos especializados, equipamentos de trabalho, materiais operacionais e de apoio.
Poucos municípios do estado do Pará têm uma Secretaria de Meio Ambiente do porte de Jacundá, ampla, moderna, afastada do centro urbano e com um viveiro que produz mudas de várias espécies frutíferas e exóticas, sendo distribuídas de forma gratuita aos produtores rurais do município para recuperação de áreas degradadas.
Ao longo do tempo a SEMATUR vem realizando atividades rotineiras de fiscalizações, educação ambiental, licenciamento entre outras, porém, com grande necessidade para execução de suas atividades, não suprindo as demandas solicitadas pela comunidade jacundaense. Com esses recursos do BNDES a, SEMATUR estará ofertando a população serviços de proteção e conservação ambiental com melhor qualidade e em maior quantidade.
O Prefeito Izaldino Altoé parabenizou a equipe do BNDES, da SEMATUR e todo corpo técnico envolvido pelo empenho para que este projeto se concretizasse. "A expectativa para o desenvolvimento deste projeto é grande e a estimativa é que tenhamos profissionais capacitados para a identificação dos problemas ambientais, propor soluções dos problemas diagnosticados e realizar fiscalização e monitoramento ambiental mais eficazes. A SEMATUR com o espaço físico reduzido e insuficiente perecia na condução dos trabalhos ambientais, agora com a reforma e ampliação do prédio as ações serão executadas com maior eficiência", ressaltou.