Em Sessão Solene de abertura dos trabalhos Legislativos de 2015, a Câmara Municipal de Jacundá empossou a vereadora Rosa Mulato (PSB) que assumiu seu sexto mandato. Participaram da solenidade o vice-prefeito Itonir Tavares, secretários de governo, lideranças políticas e comunidade jacundaense. A sessão foi realizada nesta segunda-feira, 23.
Após apresentar o Diploma de Vereadora e a Declaração de Bens, a vereadora Rosa Mulato prestou o Juramento e assinou o Termo de Posse diante da Mesa Diretora. Em seguida o presidente do legislativo, vereador Lindomar Marinho declarou empossada a parlamentar, que se juntou as cinco colegas.
No total, a Câmara Municipal passa a ter seis mulheres, o equivalente a 48% da composição do legislativo. “Agradecemos ao prefeito Dino pelo convite aos dois vereadores para assumirem secretarias no governo: Meio Ambiente e Assistência Social”.
“Estou voltando a esta Casa, espero continuar a mesma Rosa Mulato que sempre fui. Quero agradecer a todos vocês e pra mim é uma felicidade muito grande”, disse em seu resumido discurso de posse.
Entre os oradores da noite, a vereador Geane de Deus pediu a Deus que ilumine mais essa etapa de trabalhos legislativos e elogiou a posse da colega. “É um grande prazer trabalhar com a senhora Rosa Mulato. A senhora vai continuar trabalhando pela população de Jacundá e a força feminina conquista mais um espaço”.
O vereador José Wilson disse: “estamos recebendo uma companheira que já trabalhamos juntos, sabemos a sua história pelo município de Jacundá. A dona Rosa é uma mulher experiente”.
“Hoje é um dia especial. Essa pessoa que todos conhecem está tomando posse pela sexta vez e fortalece muito mais essa Casa”, se referiu a empossada o vereador Luiz Pereira, o Luiz da Colônia.
O vereador Pedro Edivan lembrou que as mulheres somam 48% do Poder Legislativo. “As mulheres estão conquistado cada vez mais seu espaço. Incentiva outras mulheres a fazerem parte da política brasileira”. Ele justificou sua ausência nas últimas sessões decorrente de tratamento de saúde.
Adélia Figueiredo também destacou a posse da companheira. “Estou feliz e parabenizo a nossa companheira Rosa Mulato. Agora somos seis guerreiras”.
Para o vereador Therezo Neto, Jacundá está acima da média representativa feminina. “Quase a metade das cadeiras é ocupada pelas mulheres, Jacundá se torna importante na política brasileira com a participação feminina”.
O vice-prefeito Itonir Tavares agradeceu a Deus pela oportunidade e cumprimentou os vereadores, presidentes de partidos, lideranças, público e, elogiou a posse de Rosa Mulato. “É uma satisfação de o governo presenciar seu retorno a essa casa. A senhora deixou de ser vereadora, mas continuou seu trabalho social, seja bem-vinda, pelo sexto mandato”.
Em tom de otimismo, Itonir destacou importantes projetos de geração de emprego e renda para 2015. “É uma preocupação do governo Dino a geração de trabalho e renda. E neste ano vamos tirar quase mil pessoas do aluguel com a conclusão do projeto Minha Casa Minha Vida. Por outro lado estamos negociando a implantação de várias indústrias em nossa cidade e, mais de mil pessoas estão estudando pelo Pronatec, além de parcerias com Sebrae, Senai e Senar”.