Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Jacundá, por intermédio da secretaria municipal de Políticas para as Mulheres (Sepom) promove a Semana da Mulher. A abertura do evento aconteceu na manhã de sexta-feira, 6, na sede da secretaria, e contou com a presença aproximada de 150 mulheres, autoridades políticas, advogados e outras lideranças. Diversos serviços foram disponibilizados à classe feminina.
A vereadora e ex-secretária da Mulher, Adélia Figueiredo, falou da importância do programa Maria do Pará existente em Jacundá desde meados de 2009. “Este programa é um braço de defesa das mulheres jacundaense”. A presidente do Conselho Municipal da Condição Feminina, Daniele Frisso, destacou a luta das mulheres: “precisamos lutar pelos nossos direitos e conquistar nossos sonhos”.
“Quando olhamos pelo contexto mulher, este momento por mais simples e singelo que seja se torna um momento ímpar, pois valoriza todas as mulheres. É muito importante a participação das mulheres nas políticas públicas, na conquista profissional”, citou a secretária da Sepom, Eliane Pinheiro.
Na mesma linha de discurso, o vice-prefeito citou os avanços no tocante às mulheres. “Nosso governo tem feito o dever de casa também para as mulheres ao investir na qualificação profissional, construção de creches e casas populares, além de ações de proteção familiar”.
Em sua fala, o gestor municipal Dino Altoé classificou os investimentos em obras sociais como importantes, no caso, a implantação do Maria do Pará, programa Mais Médicos e outras ações voltadas à segurança social. “Mesmo com uma crise financeira vivida pelas prefeituras brasileiras, nós estamos conseguindo promover serviços para a população e realizar diversas obras em Jacundá”.
Serviços
Em parceria com a Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil de Marabá, a Sepom ofertou atendimento jurídico relacionados à divórcio consensual, dissolução de união estável e consensual, acordo de alimentos e restauração de Certidão de Óbito. “A OAB apóia essa iniciativa, pois leva ao cidadão seus direitos e garantias”, definiu o presidente da OAB Marabá, Haroldo Gai. Aproximadamente 100 atendimentos estão previstos acontecer. A moradora Patrícia Dantas Reis recebeu atendimento da advogada Amanda Oliveira Freitas. “É bom contar com o apoio do poder público nos momentos difíceis que passamos”.
A programação voltada às mulheres teve ainda atendimento médico, expedição de carteira de trabalho e identidade e curso de vagonite. E no dia 8, domingo, serão ofertados corte, hidratação e escova de cabelo, manicure e pedicure.
Segundo os números apresentados pela secretária Eliane Pinheiro, em 2014 foi realizado 349 atendimentos vítimas de violência doméstica e familiar; outras 205 mulheres buscaram atendimento psicossocial, jurídico e pedagógico.