A grande oferta de atrações levou uma multidão de pessoas para o 3º Simpósio de Cursos Técnicos (SIMCTEC), realizado nos últimos dias 14 e 15 de março, em Jacundá. Palestras, shows, oficinas e exposições – realizadas pelo Centro de Ensino Impacto - formaram a programação.
Nem mesmo a chuva afastou os participantes que conferiram uma nova proposta artística onde o diferencial foi os detalhes de iluminação, palco e estilo.
Destaque para a participação da cantora Rosaine na música “The Climb” e “We Are The World” foi também um dos pontos altos. Além da cantora revelação o evento contou com o coral de integrantes do curso de inglês que abrilhantou a noite com os sucessos de “We are the world”, (música cantada por artistas famosos no combate a fome na África e na tragédia do terremoto no Haiti), “I have a dream” (sucesso do antigo grupo Abba com letras do ativista Martin Luther King, tema de luta contra o racismo) e à alegre “Today” de Kirk Franklin falando sobre partilha e amizade.
Já a premiada CIA de dança Yaguara de Marabá, vencedora do Festival Internacional de Joinville SC, trouxe diferentes ritmos para a festa, dentre eles o carimbó, dança do ventre, Jazz clássico e muito hip hop ao fundo de um telão de led com uma superprodução audivisual produzida por Pedro Ricardo, com 11 minutos de imagens e rítmos do mundo inteiro, garantindo um grande espetáculo.
Profissionalização - Os alunos dos cursos técnicos e do curso de graduação em fisioterapia, da faculdade Metropolitana de Marabá e do curso de bombeiro montaram 18 standes, onde o incentivo principal foi à profissionalização.
No sábado, a programação encerrou com a banda marabaense de pop rock Meteoro.
No domingo foi à vez da palestra “O Sucesso Está logo Ali”, ministrada por Gilfran Villas Boas que foi prestigiado pelas autoridades presente no evento, como o vice-prefeito Itonir Tavares e o deputado estadual Dirceu Ten Caten que frisaram a importância deste tipo de formação na vida de cada indivíduo.
Foram realizadas ainda 15 oficinas para aprimoramento, com mais de 20 profissionais envolvidos desde engenheiros, enfermeiros, administradores, pedagogos, técnicos diversos até bombeiros militares de Tucuruí.
O diretor administrativo, Werley Rodrigues, acredita que eventos como esses trazem cultura, arte e conhecimento para o povo jacundaense. “É necessário termos a preocupação de formamos jovens mais críticos, antenados, com mais autonomia e isso passa pela educação”.
Confira a galeria de fotos, neste link: goo.gl/Xm85Nk