Por orientação do prefeito Izaldino Altoé, o secretário municipal de Saúde de Jacundá, Bruno Dal Col, anunciou a aquisição de novos equipamentos destinados ao Hospital Municipal Maria Cecília de Oliveira, Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e Programa Melhor em Casa. O investimento tem como objetivo melhorar a qualidade dos serviços médicos e assistenciais oferecidos aos pacientes da rede pública de saúde.
Um dos principais equipamentos adquiridos trata-se de um Eletrocardiograma, que será instalado na sala de emergência do Hospital Municipal, principal casa de saúde da cidade. “Paciente com suspeita de infarto agudo do miocárdio será avaliado pelo equipamento, permitindo ao médico adotar procedimentos de acordo com o estado de saúde do infartado”, explica o secretário, que informou ainda que foram adquiridos também dois Monitores Paramédicos para a mesma casa de saúde. “São equipamentos médicos essenciais para estabilizar e monitorar o paciente, onde o médico aferirá as ondas cardíacas, pressão sanguínea e outros parâmetros do quadro do paciente, deixando-o estável para ser transferido a outra unidade de saúde com estrutura mais preparada”.
O hospital recebeu ainda três macas, 32 suportes para soro, rouparia (lençóis e capotes, pijamas e outras vestimentas cirúrgicas) e mais 4 camas para completar uma enfermaria, o que possibilitou a ampliação do número de leitos.
O Programa Melhor em Casa, que atende pacientes acamados ou com incapacidade de locomoção, também recebeu investimentos na aquisição de equipamentos e acessórios para facilitar o trabalho dos profissionais envolvidos no programa. Segundo o secretário, os pacientes necessitam desenvolver exercícios de respiração e musculatura, dentre outras práticas de articulação dos músculos. Além do aparelhamento, o programa recebeu mais profissionais como nutricionista, assistente social, psicólogo e enfermeira. Outros equipamentos foram destinados ao Nasf.
De acordo com o secretário de Saúde, com os novos equipamentos e acessórios para melhorar o desempenho da equipe de profissionais, quem ganha são os usuários do sistema público de saúde. “Estamos seguindo a orientação do prefeito Dino que é a de realizar investimentos para melhorar a qualidade dos serviços de saúde prestados à população jacundaense”.