Numa cerimônia para pouco mais de 100 pessoas, a vereadora Geane de Deus Viana foi empossada pelo prefeito Izaldino Altoé (Dino), no cargo de secretária de Educação de Jacundá. A solenidade aconteceu no prédio da Semed, na manhã desta quarta-feira (1). Mais cedo ela pediu licença do Legislativo para ocupar a pasta deixada pela então secretária Cristina de Araújo Negrão, que pediu exoneração para se dedicar a tratamento de saúde. Entre as autoridades presentes o vice-prefeito Itonir Tavares, vereador e presidente da Câmara Municipal, Lindomar Marinho, presidente do PT, Robson Peres, secretários e convidados.
Geane de Deus está no segundo mandato de vereadora pelo município de Jacundá. Ano passada ela foi candidata a deputada estadual pelo Partido dos Trabalhadores, obtendo uma expressiva votação de quase 10 mil votos. Com a reorganização política-administrativa implantada pelo prefeito Dino Altoé a partir de janeiro deste ano, onde prestigiou o parlamento municipal, a indicação da vereadora teve aprovação unânime dos demais colegas. Antes dela, os vereadores Josimar Tomaz (PDT) e Cledemilton Araújo (PSB) assumiram as secretarias de Assistência Social e Meio Ambiente, respectivamente.
Ao empossar a vereadora licenciada, o prefeito Dino citou a situação financeira do sistema educacional que vive um momento de turbulência. “As despesas aumentaram e as receitas caíram. Mas estamos com expectativas de dias melhores. São desafios para a nova secretária que precisará contar com o apoio dos educadores, da equipe administrativa e do sindicato da classe. Vamos conseguir avançar com a força de Deus”.
“Educação é um desafio constante. Não estou aqui para fazer milagres, mas quero contribuir para avançar”, disse a nova secretária em seu discurso de posse. Geane destacou que pretende exercer a função com a participação de todos os agentes envolvidos com o sistema educação, como conselhos, servidores e sindicato (Sintepp). “Vamos promover uma gestão com base no diálogo e respeito às ideias dos parceiros, dando continuidade aos projetos implantados pela ex-secretária Cristina Negrão e buscando novas iniciativas para que possamos avançar muito mais”. Antes de aceitar o convite, Geane ouviu o presidente do diretório municipal do PT, Robson Peres, que deu total apoio a decisão.
Em agradecimento aos 6 anos e três meses à frente da Semed, Cristina disse: “Quero compartilhar minha decisão. Estou a seis anos na Secretaria e percebo que já dei minha contribuição e preciso deixar a pasta. Saímos com a certeza de que conseguimos avançar em muitos dos compromissos assumidos. Tenho certeza de que fizemos valer cada oportunidade que nos chegou a mãos. E só me resta agradecer. Agradecer ao prefeito Dino que me deu essa oportunidade, aos vereadores que nos ajudaram e agradecer a equipe da secretaria, pela afinidade de Filosofia, na busca do crescimento de cada cidadão de nosso município. Entregamos um relatório, relatando como está tudo na secretaria. Uma prestação de conta ao povo. Estamos saindo, graças a Deus, com todos os pagamentos em dia”.