A Prefeitura Municipal de Jacundá através da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo (SEMATUR), realizou no Dia 18 de abril na Câmara Municipal de Jacundá uma reunião para determinar o prazo máximo para o Cadastro Ambiental Rural (CAR). Na ocasião estiveram presente a secretária de Agricultura de Goianésia, Braiza; secretária de Meio Ambiente de Goianésia; presidente do SINRURAL, Robson Aguiar; representante da secretaria de Habitação e Terras Patrimoniais, palestrante e Engº. Paulo Rogério; Assessor Jurídico Dr. Sérgio; o presidente da Câmara, vereador Lindomar Marinho e demais lideranças.
Os produtores rurais terão até o dia 5 de maio para fazerem o cadastro. Lembrando que o CAR é um instrumento fundamental para auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais. E que o Ministério do Meio Ambiente impõe restrições ao produtor que não fizer o Cadastro Ambiental Rural até a data prevista.
Portanto, os agricultores que realizarem o cadastro rural, poderão acessar linhas de crédito em bancos que fomentam a economia. A medida estar motivando debates, e quem não fizer o cadastro até a data limite, não poderá emitir a Guia de Transporte Animal (GTA), comercializar seu rebanho e podendo até ser impedido de comprar às vacinas.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Jacundá, Cledemilton Araújo, “o CAR é o primeiro passo para o produtor rural iniciar o processo de regularização ambiental de seu imóvel rural”.
Em nota a secretaria de meio ambiente, afirmou que poucos produtores compareceram na sede da secretária para regularizarem suas propriedades. Ressaltou ainda que o serviço é gratuito, e aqueles que não realizarem o cadastro rural até o dia cinco (5) deste mês, poderá ser penalizado conforme determinação do Ministério de Meio Ambiente.