A 15ª edição do Torneio do Trabalhador, evento futebolístico criado para homenagear os mais diversos profissionais da cidade de Jacundá, foi encerrado na noite de domingo, 3, no Estádio Mulatão, onde aconteceram a maioria dos jogos e sorteio de uma moto Pop. Dos 89 times inscritos no certame, 6 eram femininos e 27 da zona rural. O torneio é uma iniciativa da Prefeitura de Jacundá e organizada pela secretaria de Cultura, Desporto e Lazer (Secult).
Segundo o secretário da Secult, José Martins Preto, apesar de haver uma queda de participantes comparada ao ano passado (121), o torneio foi considerado um sucesso “pela participação de 89 times que promoveram uma brilhante festa de valorização ao futebol amador, com mais de mil atletas envolvidos durante os jogos”. De acordo com ele, a Prefeitura fez doação de uma bola para cada time, além de arcar com as demais despesas. O torneio teve a arbitragem de 14 integrantes e os jogos foram realizados no Caldeirão e Mulatão.
A final masculina foi decidida entre os times Palmeirinha e Aparecida. Com um gol marcado pelo atacante Alan ainda no primeiro tempo, o Palmeirinha levou o título de Campeão do 15º Torneio do Trabalhador. O time foi composto pelos jogadores: Romário, Jorge Miguel, Eduardo Valmini, Gesiel Teles, Jonas, Humberto de Souza, Carlos Rodrigues, Jhonatas Santos, Jamerson Costa, Alan Silva, Carlos Alberto, Geilson Costa, Marcos Nascimento e Valdiney Costa. Técnico: Raimundo Costa “Palmeirinha”.
Uma trajetória de conquistas
Aos 54 anos de idade, o técnico Josafá Teixeira, conquistou mais uma vitória. Além de o seu time feminino Fênix ser campeã do 15º Torneio do Trabalhador, este é 10º título conquistado na história do torneio. “É um orgulho imenso que sentimos, pois somos uma família unida pelo esporte”. E a ligação do técnico com esporte nasceu justamente no seio familiar. “Minhas filhas e meus filhos gostam de praticar futebol. Então surgiu a ideia de criarmos dois times: um masculino e outro feminino”. Em 1992 foram criados os times esportivos que já conquistaram 45 títulos. Deste então, 350 jogadoras passaram apenas no time de mulheres, com idade entre 14 a 53 anos. E também nasceu a Associação Esportiva Fênix.
Na conquista do 10º título, o Fênix jogou contra o time Canarinho. Com dois gols de Renata e outros dois marcados pelas jogadoras Maria Alves e Rayomara, a Associação Fênix sagrou-se campeã do 15º Torneio do Trabalhador, e jogou com: Crislane Vieira (goleira), Sirléia Alves, Liliane Teles, Rosileide Santos, Yslenna Graciele, Taitila da Silva, Milena Viana, Maria Alves, Rayomara Sales, Ana Lourdes, Adriana Viana, Renata Conceição, Antonia Socorro, Kassia Machado, Carina Santos e Vanuza Lucena. Técnico: Josafá Teixeira.