Uma pequena delegação de caratecas de Jacundá participou de um campeonato na cidade de Feira de Santana, Bahia, que sediou a Zonal Norte Nordeste de Karatê Interestilos (CBKI), realizada entre os dias 1º a 3 de maio. Sem conquistar nenhum título do certame, a equipe jacundaense venceu alguns obstáculos no que tange a uma exaustiva viagem, enfrentar desafiantes de outras cidades e ter a oportunidade de representar o município.
Thandy Berg, faixa preta 1º DAM, comandou a dupla. Gessiele Amorin, 15 anos, estudante do 8º ano da escola estadual Raimundo Ribeiro, inscrita na categoria de 15 a 17 anos, faixa branca, que prática a arte há apenas 60 dias participou de três lutas. A adolescente venceu duas adversárias, mas perdeu a terceira luta. “Não consegui a classificação para participar da última luta. Foi um aprendizado”, contou a moça que se diz otimista com participação num campeonato que reuniu centenas de competidores.
Lucas Barros, 12 anos, estudante da escola Paulo Germano, participante na categoria de 11 e 12 anos, infantil, faixa branca, foi o segundo integrante da pequena delegação. Em situação idêntica a da colega, o recém-aprendiz de artes marciais pretende prosseguir com a prática do esporte.
No resultado final, segundo Sensei Berg Thandy, da Associação Girão de Artes Marciais, que também participou das lutas na categoria adulto (18 a 35 anos), a equipo ganhou um troféu e sensei trouxe uma medalha de árbitro, após vencer duas lutas e também perder a terceira. “Fomos à única associação do município que foi a esse vento, que teve atletas das cidades de Marabá e Parauapebas”.