A população jacundaense ganhou a sua 5ª agência bancária. O Banpará foi inaugurado na manhã desta segunda-feira, 11, pelo vice-governador Zequinha Marinho, acompanhado do prefeito Izaldino Altoé, o Dino, além de autoridades políticas, empresariais e lideranças locais. Após a solenidade de inauguração, a agência entrou em operação para atendimento ao público. A cidade conta com os serviços dos bancos do Brasil, Caixa, Amazônia e Bradesco.
O diretor-presidente do Banpará, Augusto Sérgio Amorim, explicou o processo de expansão do banco no Estado do Pará. “Fomentar a política econômica dos municípios do Estado do Pará, através da presença do Banpará, é a nossa meta estabelecida pelo governo do Estado”. Sobre a inauguração do banco em Jacundá, o presidente destacou: é uma agência moderna, confortável e equipada com tecnologia para desenvolver a economia do município, trazendo crédito e serviços para a população.
O vice-governador Zequinha Marinho frisou a saúde financeira do banco. “Somos o Estado, entre as 27 federações, com um banco público que tem um plano de crescimento em expansão, abrindo novas agências e ajudando os municípios a crescer”. Zequinha lembrou que há 20 anos o Banpará era um banco falido, e o governo conseguiu recuperá-lo de forma esplêndida. “O nosso objetivo é levar o Banpará aos 144 municípios. Estamos trabalhando para isso”.
Dino Altoé agradeceu ao governo do Estado por contemplar o município de Jacundá. “É louvável que o banco esteja presente e com certeza vai trazer mais desenvolvimento para nós”. O gestor mencionou que ao assumir o governo municipal em 2009 a cidade contava com os bancos do Brasil e Bradesco. “Com muito esforço já inauguramos o banco da Amazônia e Caixa. E agora estamos entregando o Banpará”. O gestor aproveitou a ocasião para cobrar apoio do vice-governador em relação à liberação de parcelas de recursos do projeto de água e esgoto, que depende do governo estadual.
Entre as autoridades que participaram do ato inaugural estavam o presidente da Câmara Municipal, vereador Lindomar Marinho; Jorge Antunes, diretor de crédito e fomento do Banpará; José Megale, chefe da Casa Civil; empresários e o ex-prefeito Adão Ribeiro; deputada federal Júlia Marinho, juiz de Direito Arielson Ribeiro.
Serviços - De acordo com o gerente Carlos Abreu, a agência do Banpará de Jacundá terá todos os serviços e produtos que são oferecidos em qualquer agência da capital ou interior. Dentre eles, o programa Banpará Comunidade, que oferece crédito de até R$ 20 mil para empreendedores jurídicos e pessoa física. Outro produto é destinado aos servidores públicos e funcionários da iniciativa privada, o chamado crédito consignado.
A agência oferece também o tradicional cartão crédito, seguros (vida, acidente e residencial), cheque especial e empresarial, além de capital de giro para empresas e abertura de poupança desvinculada da conta corrente. E dispõe de uma equipe de 7 funcionários, 5 caixas eletrônicos (4 em funcionamento) e três guichês de caixa (dois em atividade).