A 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), consagrou o ensino público aplicado nas escolas do município de Jacundá. A prova dos 9 veio com uma medalha de ouro e a classificação em 1º lugar do estudante Daniel Pinheiro Melo, que somados aos resultados anteriores de 2011 a 2014, já são 38 premiações conquistadas pelos estudantes: 30 Menções Honrosas e 8 Medalhas.
Para conhecer esses resultados, um assessor de imprensa da entidade visitou a cidade na semana passada (08).
Leonardo Pessanha, assessor de comunicação do IMPA – Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, explicou que os resultados obtidos pelos estudantes de Jacundá lhe chamou atenção pelo número de alunos que se destacam na avaliação e também pela distribuição na rede pública de ensino. “Já visitei várias cidades brasileiras onde uma escola se destaca ou um aluno conquista uma medalha de ouro, mas nessa cidade percebo que os resultados aparecem em diversas escolas. Vejo que a administração abraçou o projeto, os professores de matemática, diretores e principalmente os alunos. É uma cidade inspiradora para o campo da matemática”.
E a disciplina de matemática contagiou mesmo os alunos e equipe pedagógica. A partir dos resultados de 2011, segundo a professora e coordenadora do projeto de Matemática, Maria Aparecida Souza Mendes, os professores de matemática começaram a desenvolver o projeto “A Matemática transformando vidas” que introduziu novas metodologias de ensino. E os resultados, começaram a aparecer de forma mais acentuada.
Como a prova é aplicada para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, em 2005, cinco alunos do ensino fundamental receberam menção honrosa. Já a partir de 2011 o quadro teve gradativa alteração, e 05 premiações foram conquistadas: 04 certificados de Menções Honrosas e 01 Medalha de Prata, primeira medalha no município. E em 2014 foram conquistados 09 premiações: 06 certificados Menções Honrosas e 03 medalhas (02 de Bronze e 01 de Ouro, 1º Lugar do Pará).
Os medalhistas são convidados a fazer inscrição no PIC Jr. Programa de Iniciação Científica Jr. Com bolsa do CNPq e PICME- Programa de Iniciação Científica e Mestrado.
Daniel foi 1º colocado no Estado do Pará. "Tenho que representar minha cidade, tenho que ganhar esse ouro. Com muito otimismo, foco e objetivo, fiz a prova. Imaginei que fosse um sonho quando recebi a notícia, finalmente um ouro". A dona de casa Lourdes Pinheiro, concluinte do 4º ano fundamental, e mãe de Daniel, resume em poucas palavras a conquista do filho. "Esperança de um dia fazer meu filho chegar à universidade. É um sonho realizado".
"Momento de recompensa e orgulho para o nosso município, principalmente porque Jacundá tem um medalhista de ouro, é muita felicidade. Vocês são incentivos para os alunos e para a nossa educação. Vamos continuar incentivado, buscando qualidade para a nossa educação", destacou a Secretária Municipal de Educação, Geane de Deus.
"Os educadores estão sendo valorizados com essa premiação, que demonstra dedicação dos alunos e professores", frisou o vereador e presidente da Câmara de Jacundá, Lindomar Marinho. "Esse resultado inspira esse País onde muitos jovens estão desacreditados. Que sua história ecoe na vida dos jovens de Jacundá, que não acreditam e nem tem compromisso com a escola", disse Orlando Moraes, representante da 4ª Unidade Regional de Educação.
O prefeito Dino lembrou das dificuldades deste projeto que começou na gestão da ex-secretária Cristina Araújo, "e a gestão de Geane não será diferente, focada na melhoria da educação. Essa notícia é a oportunidade para divulgar a nível nacional as nossas conquistas. Víamos Jacundá nas páginas policiais, mas nos últimos anos mudamos esse cenário", citou o gestor.
Alunos medalhistas:
Menções Honrosas: