“Chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo”. Esse é o objetivo do movimento Maio Amarelo, criado pela Organização Mundial da Saúde (ONU), com o tema “Década de Ação para a Segurança no Trânsito”, que pretende poupar, por meio de planos nacionais, regionais e mundiais, cinco milhões de vidas até 2020. Em Jacundá, o Departamento Municipal de Trânsito Urbano (DMTU) coordena o movimento e vem realizando ações em todos os setores da sociedade civil organizada.
O diretor do DMTU, Darlington Duarte, explica que, “além de intensificar a fiscalização durante este mês, o movimento Maio Amarelo promoverá ações educativas com servidores da secretaria de Saúde nas escolas, palestras para adultos, atividades recreativas e pedagógicas para crianças, além de distribuição de material impressos com informações sobre segurança no trânsito”.
A coordenadora de Educação para o Trânsito, Mírian Lima, destaca que a “culminância do movimento ocorrerá dia 28 de maio, a partir das 8hs 30, na Praça Municipal Inácio Pinto, com diversas apresentações de alunos e equipe envolvida na realização do Maio Amarelo”. Sobre as ações realizadas durante este mês, Mírian cita que “Jacundá não poderia ficar de fora, manifestando seu apoio a uma causa que tem sido uma luta fatigante em meio à sociedade, que é a organização do trânsito e preservação de vidas”. Esta é a primeira vez que o município abraça o movimento, com a sociedade participando com a divulgação através do laço amarelo.