Alunos das escolas do ensino fundamental Teotônio Apinagés e Teodomiro Neto se uniram em prol do movimento “Maio Amarelo”, realizada pela Prefeitura de Jacundá, através do Departamento Municipal de Trânsito Urbano (DMTU). A eles se juntaram os Agentes Comunitários de Saúde, além de agentes do próprio órgão fiscalizador do trânsito durante ato público que marcou o encerramento do movimento iniciado no início de maio.
O movimento “Maio Amarelo” foi criado pela Organização Mundial da Saúde (ONU) para diminuir o número de vítimas decorrentes de acidentes de trânsito em todo o mundo. Intitulado “Década de Ação para a Segurança no Trânsito” que pretende poupar, por meio de planos nacionais, regionais e mundiais, cinco milhões de vidas até 2020.
Na cidade de Jacundá, segundo o diretor do DMTU, Darlington Duarte, 95% dos acidentes ocorridos nas vias públicas são provocados por condutores de motos. E 75% dos envolvidos são do sexo masculino e 50% desses acidentes são registrados aos finais de semana.
Mírian Lima, coordenadora de Educação para o Trânsito, explicou que o movimento Maio Amarelo envolveu toda a sociedade jacundaense. E para encerrar a ação, aconteceu na manhã de quinta-feira (28), um ato público que envolveu estudantes de escolas públicas, agentes de saúde e de trânsito. A programação foi encerrada com uma caminhada pelas principais ruas e avenidas da cidade.