Na tarde de ontem, quinta-feira (4), milhares de fiéis católicos se reuniram na Igreja Matriz, para a realização da procissão em comemoração ao dia de Corpus Christi, de acordo com a direção da igreja o evento contou com mais de 1,5 mil pessoas que percorreram as ruas em torno da igreja.
A data comemorada representa o corpo de Cristo vivo, a celebração teve seu início às 07h30 com a decoração das ruas por onde a procissão seguiu. Foram utilizados vários materiais coloridos como serragem, areia, cal, pó de café, tudo com o intuito de efeitar os tapetes coloridos.
Corpus Christi significa Corpo de Cristo, vem do latim, e tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica. A festa de Corpus Christi acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão a quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.
Corpus Christi é feriado nacional no Brasil desde 1961. São celebradas missas festivas e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão onde é conduzido geralmente pelo dirigente religioso da paróquia.
Um dos momentos que marca a procissão anualmente são as decorações feitas nas ruas e dona Maria diz que desde criança participa. "Os tapetes são uma forma de manifestar a nossa alegria por Jesus estar caminhando conosco. As pessoas fazem o melhor de si, prepara os tapetes em um gesto de criatividade, nada mais que símbolos cristãos para podermos chegar à salvação", explica dona Maria de Fátima, 56 anos.
"Nós como cristãos temos que mostrar a fé que temos em Jesus. Hoje a procissão é do corpo e sangue de Cristo, temos que acreditar nisso. Essa é mais uma maneira de manifestar que a comunidade acredita na eucaristia e que Cristo pode nos salvar", celebra o pároco e padre Rosalino Vanzin.