Com serviços executados pela Prefeitura de Jacundá, o abastecimento de água estará normalizado na noite desta sexta-feira, 5, pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), que acionou a bomba de sucção por volta de 15h de hoje. Mais de 6 mil domicílios ficaram se água desde a semana passada. Escolas, praças e feira municipal foram atendidos por um caminhão pipa.
De acordo com o secretário de Obras e Infraestrutura da Prefeitura de Jacundá, Agnaldo Pezzin, o problema que afetou o sistema de distribuição de água para as residências da cidade aconteceu devido um desvio do Rio Arraia, a cerca de 300 metros acima da barreira de captação de água da Cosanpa.
Ainda de acordo com o secretário, os serviços foram executados em dois locais no leito do rio. O primeiro deles, que começou na manhã de quarta-feira, 3, fez a limpeza do leito da barragem onde estão instalados os canos de sucção de água. “Diante de um volume imenso de areia, seixo e material argiloso foi necessário realizar essa limpeza, o que dará mais pressão à água”. No segundo momento mais de 150 caçambas de aterro foram despejadas no ponto onde o Rio Arraia fez um desvio involuntário.
Agnaldo explicou ainda que “a execução dos serviços seria de responsabilidade da Cosanpa, mas diante da situação a Prefeitura de Jacundá teve que firmar parceria para que o problema fosse solucionado com certa urgência”. No caso, a companhia de saneamento adquiriu o aterro e a Prefeitura colocou as máquinas (três caçambas, uma escavadeira, uma pá carregadeira e um trator) para executar a obra, além de envolver servidores da prefeitura.