Por um erro de cálculos, ladrões deixaram de levar do cofre da agência do Banco do Brasil todo o dinheiro guardado durante o final de semana. A tentativa de assalto que aconteceu na noite ou madrugada, só foi descoberta na manhã desta segunda-feira, 8. O ocorrido está sendo investigado pela Delegacia de Roubo a Banco. Não houve vítimas humanas e não se sabe quantos assaltantes estão envolvidos no sinistro.
No Boletim de Ocorrência registrado na Delegacia de Polícia Civil de Jacundá, pelo gerente geral José Geraldo, consta que a agência bancária foi vítima de furto com arrombamento. Segundo ele, o sinistro foi descoberto por volta de 7hs30min quando um dos vigilantes chegou para trabalhar. O primeiro sinal foi a porta de vidro dentro da agência, onde constatou-se que a fechadura estava danificada.
Uma equipe do Centro de Perícias Cientificas Renato Chaves esteve no local para realizar perícia. Segundo o perito Joilson Roberto Silva, o laudo será divulgado em até 10 dias úteis, sendo prorrogáveis por até 30 dias. Ele não adiantou muito sobre o trabalho realizado pela perícia. “Não podemos falar muito sobre o caso porque a responsabilidade é do delegado especializado sobre o assunto”.
Ainda de acordo com Geraldo, um alarme chegou a ser disparado por volta de 22h40 de domingo, 7. E o comando da Polícia Militar foi informado sobre o caso. O capitão Rogério Pereira informou que policiais militares fizeram uma averiguação externa no local e não constataram qualquer problema.
No entanto, a reportagem apurou que o arrombamento seguido de furto teria acontecido durante a madrugada de segunda-feira. No interior do banco, os assaltantes tiveram o cuidado de bloquear o sistema de cabeamento do circuito de monitoramento de TV, romper os cabos de transmissão do sistema de alarme e ainda furtaram o banco de imagens, onde estariam as imagens, instaladas nas salas de “TA” e “TC”.
Várias portas das salas foram arrombadas, inclusive a sala dos vigilantes. De lá, furtaram três armas de fogo, especificamente revólveres de uso exclusivo dos agentes de vigilância, além de 36 munições. Na tesouraria do banco, os envolvidos ao assalto arrombaram o cofre principal do banco. Uma fonte ouvida pela reportagem detalhou que o dinheiro estava armazenado em duas gavetas, sendo na gaveta superior e inferior. “Ele abriram as gavetas do centro do cofre, esquecendo a primeira e a última, onde estava todo o dinheiro”.
Ouvido também pela reportagem, o delegado Sérgio Máximo, explicou que um inquérito já foi aberto para apurar o caso, porém, as investigações serão de responsabilidade da delegacia especial em roubo a banco. A agência está sem atendimento ao público. A normalidade ocorrerá após a realização de serviços e reparos. O banco não informou quando a agência voltará a abrir as portas para atendimento ao público. Estão funcionando apenas os terminais de autoatendimento.