“Jacundá é uma cidade sem lei”. Essa frase ficou marcada na cabeça dos moradores jacundaenses, quando uma equipe de TV visitou a cidade para fazer reportagem especial sobre a cidade. Isso aconteceu em 2010 quando um adolescente proferiu a frase. Ele estava com uma moto. E são as motos um dos problemas cruciais, principalmente quando pilotadas por menores, condutores sem capacete ou com o veículo com alguma irregularidade. Para conter essa questão, o Poder Judiciário de Jacundá determinou uma fiscalização emergencial envolvendo o Detran, DMTU, Polícia Militar e Polícia Civil.
Em cinco dias de operação os números são positivos. Furtos e roubos de motos caíram a “zero”, acidentes graves foram reduzidos a um registro e as ruas estão mais tranquilas tanto durante o dia quanto a noite. O chefe da fiscalização do Detran, Flávio Gonçalves Borges, informou que a fiscalização teve início na quarta-feira, 3. “Nesse período foram apreendidos 78 veículos, sendo 75 (incluindo duas roubadas) motos e três carros”. O número de atos de infrações será divulgado ao final da operação, na sexta-feira, 12.
No pátio do órgão para onde os veículos foram conduzidos, percebe-se que as motos em sua maioria são veículos novos. “E estão aqui porque não foram emplacados, e em outras situações estão com o licenciamento atrasado”, explica o chefe da fiscalização o agente França.
As blitz do Detran causam certa insatisfação de populares. Uma delas, em relação aos comerciantes que reclamavam da ação enfrente aos estabelecimentos comerciais. Flávio explica que “a operação começa a partir das 19hs quando a rede comercial está fechada, o que não causa prejuízos financeiros”. E as abordagens a motoristas e condutores de motos acontecem em blitz estática e volante.
Sobre a operação, do diretor do Departamento Municipal de Trânsito Urbano de Jacundá (DMTU), Darlington Duarte, 95% dos acidentes ocorridos nas vias públicas são provocados por condutores de motos. E 75% dos envolvidos são do sexo masculino e 50% desses acidentes são registrados aos finais de semana. “Porém, no final de semana passada não houve registro de acidente considerado grave. Outra informação importante é que não registramos roubo e furtos de motos desde a terça-feira da semana passada”.