Nas próximas semanas uma equipe da secretaria municipal de Saúde percorrerá 15 escolas da rede pública de educação, atendendo estudantes de 10 a 16 anos de idade, com ações de clínica psicossocial, promoção de saúde e monitoramento e avaliação da saúde dos estudantes, através do Programa Saúde na Escola (PSE), lançado na sexta-feira, 12, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) para diretores escolares, equipe da saúde e representantes da sociedade civil.
O Grupo de Trabalho Intersetorial do Município (GTIM), foi instalado na tarde de sexta-feira, 12, com a assinatura de um documento firmado entre as secretarias municipais de Educação (Semed) e Saúde (SMS). Nele, prevê a cooperação entre as duas pastas para beneficiar 8.322 estudantes que estão na faixa etária de 10 a 16 anos de idade, com base na população do município que é de 51.360 habitantes, conforme dados estatísticos do IBGE.
“Mais educação e mais saúde para os estudantes do nosso município”, defendeu o presidente da Câmara Municipal, vereador Lindomar Marinho, que citou ainda um caso de um aluno da zona rural que deixou de ir à escola por causa de um problema fonológico. “Mas depois que esse aluno recebeu atendimento especializado ele pôde voltar a estudar. Por isso, esse programa é muito importante para os nossos alunos”.
“Assumir esse compromisso para garantir mais qualidade de saúde e educação nas quinze escolas municipais a partir da implantação desse programa que contará com o apoio da nossa equipe e dos diretores e demais educadores”, destacou a secretária da Semed, Geane de Deus. Também presente ao evento, o secretário de Saúde, Bruno Pinheiro Dal Col, lembrou que o “programa já deveria estar funcionando em Jacundá, mas por questões burocráticas somente agora estamos iniciando os trabalhos”.
A enfermeira Lorena Lima e o professor Flávio Rodrigues, respectivamente da SMS e Semed coordenam as ações que envolvem 143 agentes comunitários de saúde, 10 unidades básicas da família com médicos, enfermeiros, nutricionista, fonoaudióloga, fisioterapeuta, além de outros profissionais que estarão envolvidos diretos e indiretamente na execução do programa.