Com uma história de amor que nasceu numa festa junina, a quadrilha “Princesinha do Sertão” foi a grande campeã da 11ª edição do Festival Junino de Jacundá, que aconteceu na sexta-feira, 12, Dia dos Namorados, no Ginásio Poliesportivo Padre Humberto Railland. Mais de três mil pessoas assistiram a programação.
O Festival Junino de Jacundá teve como tema o padroeiro do município: São João Batista. Uma imagem fixada no teto do ginásio dava a dimensão da fé católica do povo. De acordo com a assessora cultural, Keane Moraes, foi a maneira de homenagear a fé dos moradores de Jacundá.
A “Princesinha do Sertão” apresentou o “Diário de uma paixão”, que narrou o relacionamento amoroso de um casal que se conhecera numa festividade de São João. Para o público, formado por mais de 3 mil pessoas, um casal já idoso lembrou da época que se conhecera, das barreiras contrárias impostas pela família e da força que tiveram para superar todos os obstáculos. Um grandioso livro era aberto pelo casal e dele surgia às lembranças de juventude. Ao final da apresentação os integrante liberaram um balão em formato de coração, e o público se emocionou. E contagiaram os jurados Armando Durval (Belém), Carlos Blaith (Rondon do Pará), Wellignton Amaral (Marabá) que julgaram coreografia, abertura, puxador/marcador, animação e harmonia.
Nesta edição participaram apenas as quadrilhas Boa Esperança, Amor Caipira, Explode Coração e Princesinha do Sertão, ao contrário de anos anteriores quando o número de participantes era três vezes maior. A explicação, segundo argumentaram alguns integrantes, foi o alto custo de produção, principalmente no quesito vestuário. “Para competir tem que fazer uma bela apresentação visual. E hoje é muito caro fazer a produção das roupas”, disse Ednelson Karvalho, um dos integrantes.
Outros criticaram o baixo investimento ofertado pela Prefeitura de Jacundá. Mas, segundo o secretário José Martins “Preto”, o prefeito Izaldino Altoé, o Dino, dou recursos para cada quadrilha participante, além de custear todo o evento que durou três dias, com bandas, quadrilhas convidadas e ornamentação do ginásio.
A classificação ficou a seguinte:
1º Lugar - Princesinha do Sertão
2º Lugar - Amor Caipira
3º Lugar - Boa Esperança
4º Lugar - Explode Coração