Adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – 15 a 17 anos - (Projovem) de Jacundá brilharam no 8º Campeonato Estadual de Karatê Esportivo realizado em Parauapebas. Durante dois dias, a equipe jacundaense “Guerreiros do Karatê” conquistou 43 medalhas, entre ouro, prata e bronze. O resultado superou as expectativas dos organizadores da equipe, que foi recebida pelo prefeito Izaldino Altoé.
O Projovem oferece cinco atividades esportivas, culturais e recreativas. Segundo o secretário de Assistência Social, Josimar Tomaz, o serviço de convivência tem atividades de violão, dança, teatro, karatê e capoeira. “São atividades socioeducativas como juventude e cultura, esporte e lazer, meio ambiente, saúde e direitos humanos, socioassistenciais, palestras informativas e temas transversais”, detalha Josimar.
No total são ofertadas 100 vagas dentro do Projovem para atender adolescentes com idade entre 15 e 17 anos, número que é significativamente suficiente segundo o técnico de referência, José Ronaldo e a coordenadora do programa, Veralice Lima. Dentre essas vagas, aproximadamente 40 são preenchidas por adolescentes com aptidão pela arte marcial de karatê. É o caso da jovem Natália Cristo, 16 anos, que conquistou uma medalha de prata. Milena Silva da Conceição, 17, também representou bem o município jacundaense. Ela trouxe uma medalha de ouro e outra de bronze, em tira-ponto e katá.
A equipe do Projovem no 8º Campeonato Estadual de Karatê, foi composta por 34 atletas, que conquistaram medalhas em várias modalidades. Adjhemerson Pereira Ferreira, 16, trouxe 2 medalhas de ouro nas modalidades de Katá e shiay comitê. “Estou muito feliz com esse resultado que conquistei depois de muitos meses de treino, paciência do instrutor e atenção de toda a equipe”.
“Foi um resultado muito gratificante, pois conseguirmos estes resultados. Gostaria aqui de agradecer a todos que confiaram e acreditam de alguma forma ajudando e contribuindo para que nossos atletas fossem a esta competição e com certeza não será a primeira nem a última: o ano promete”, afirmou o professor de karatê Railan Barbosa, que finalizou agradecendo o apoio da secretaria de Educação e todos que contribuíram direta ou indiretamente, garantindo a participação destes atletas vitoriosos no campeonato estadual.