A quadrilha “Fumaça no Rabo”, do município de Itupiranga, venceu o 2º Intermunicipal Junino realizado na cidade de Jacundá no final de semana passado. Oito grupos participaram do evento que aconteceu no Ginásio Poliesportivo Padre Humberto Rialland, promovido pela Prefeitura, através da secretaria de Cultura, Desporto e Lazer (Secult).
As apresentações das quadrilhas de Marabá: Sedução Junina, Jevac, Fogo no Rabo e Amor Perfeito; Itupiranga: Fumaça no Rabo, Coração Caipira e Explendor de Itupiranga; e Só Capim Canela, de São Pedro da Água Branca (MA), aconteceram nas noites de sábado e domingo, 13 e 14, para um público formado por mais de quatro mil pessoas, que lotou as arquibancadas no ginásio. A professora Maria Dalva e a coreógrafa Nina Santos compuseram o corpo de jurados.
A quadrilha campeã apresentou ao público a história de amor de um casal do Egito, situado na África e no Oriente Médio, que se conheceu e enfrentou dogmas religiosos, barreiras culturais e brigas familiares para viver um grande amor. No enredo, o rapaz vai preso, consegue forças sobrenaturais para quebrar as grandes que o aprisionava e vencer o grande exército egípcio. Preste a vingar sumariamente todos aqueles que se opuseram ao relacionamento, surge à bela moça tocando uma flauta. “Esse som quebrou todo o rancor e raiva que o jovem estava vivenciando. Ela mostrou que o amor supera todos os obstáculos”, explicou a assessora cultural da Secult, Keane Moraes.
Nas três noites dos eventos juninos de Jacundá houve apresentação de diversos grupos folclóricos, como a quadrilha infantil da escola São Francisco, dança amazônica da escola Arte de Educar, quadrilha do Colégio Objetivo. E, uma das atrações principais, o Casamento Maluco Ai Que Vida. Na parte externa do ginásio passaram a banda de forró Fole do Arraia, a dupla Ailton e Fábio e Josimar e Galego.