Por unanimidade, os vereadores do município de Jacundá aprovaram o Plano Municipal de Educação (PME) em sessão realizada na noite de segunda-feira, 22, com o Plenário Ulisses Guimarães lotados de profissionais do setor educacional. A gestora da secretaria municipal de Educação, Geane de Deus, comemorou a aprovação do plano que contêm ações de investimentos para a próxima década. Vale ressaltar que o prefeito Izaldino Altoé já o sancionou.
Responsável por fazer uma explanação abreviada do PME, a servidora lotada na Semed, Léia Rodrigues de Souza, disse tratar de um dia histórico para a sociedade de Jacundá, especialmente para educação porque “desde 2009 nós educadores estamos na luta pela construção do PME. Jacundá fez o seu dever de casa, discutiu o plano amplamente com a sociedade civil organizada, comissões temáticas e colaborativas e, principalmente através do fórum municipal de educação e conferência municipal de educação com a presença de mais de 1000 representantes”.
O plano é um documento de extrema relevância e norteador para todas as discussões via MEC, FNDE e demais órgãos governamentais. E traduz os anseios da comunidade local e as estratégias da próxima década. “Esse plano permitirá avançar com a qualidade da educação oferecida aos nosso alunos”, disse a secretária Geane de Deus.
O vereador José Wilson comentou sobre o projeto dizendo que o plano foi discutido, debatido e aprovado pelos vereadores. “Parabenizo a secretária Geane de Deus, o Conselho Municipal de Educação, fórum de educação e Sindicato da categoria pela elaboração das propostas inseridas no plano”.
“O PME é o instrumento que sustenta a qualidade do ensino e representa uma luta árdua de todos os segmentos envolvidos em sua elaboração, no entanto, as políticas de valorização da educação já acontecem no município de Jacundá, como o pagamento do piso nacional para os educadores e o PCCR que assegura a valorização do magistério do nosso município”, lembrou o vereador Therezo Neto. Enquanto a vereadora Adélia Alves Figueiredo disse sobre a aprovação do plano que os vereadores não estavam fazendo “mais do que a nossa obrigação de cada um, mas quem está de parabéns é a população jacundaense”.
O presidente da Casa, vereador Lindomar Marinho agradeceu o empenho dos colegas pela aprovação do plano. E, finalizou lembrando que “a atual secretária de Educação está dando continuidade ao trabalho da ex-secretária Cristina Araújo, que com muito empenho e determinação buscou avançar ainda mais com a qualidade do ensino em Jacundá”.