Os vereadores do município de Jacundá realizaram na segunda-feira, 29 de junho, a última sessão ordinária do quinto período da 13ª Legislatura. A avaliação dos parlamentares é positiva. Na mesma sessão foram apresentados dois requerimentos. O recesso parlamentar prossegue até dia 31 de julho.
Com plenário lotado de populares e autoridades municipais, a sessão presidida pelo presidente e vereador Lindomar Marinho (PT) transcorreu em clima cordial. E a vereadora Adélia Figueiredo conduziu os trabalhos da Mesa Diretora, convidando o colega Luiz Pereira, o Luiz da Colônia, para discursar. Em sua fala, o vereador destacou a visita do ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho, que esteve na comunidade de Porto Novo para conhecer o projeto de uma indústria de evisceração de pescado. “O ministro ficou sensibilizado pela importância do empreendimento, que apesar de não estar em nosso município (Jacundá), mas será beneficiado por esse projeto”.
Luiz lembrou ainda que durante o seu mandato foram apresentados vários requerimentos, entre eles o que pede melhorias estruturais da escola Teotônio Apinagés. Outra pauta cobra uma discussão aprofundada sobre o derrocamento do Lourenço. “Queremos uma contrapartida para aos pescadores, pelos prejuízos a serem causados a partir da abertura do canal de navegação do Rio Tocantins”.
Por sua vez, o vereador José Wilson elogiou o parlamentar pela prestação de contas apresentado verbalmente. “E nesse semestre fizemos muito mais, como a aprovação do Plano Municipal de Educação, instalação de quebra-molas em vários pontos, dentre outros projetos. “A comunidade não está errada ao cobrar da gente por mais melhorias, e cada vereador está fazendo seu papel na elaboração de projetos e fiscalização”.
Therezo Neto fez um destaque ao professor Valfredo Gurgel, que faleceu no dia 27 de junho. “Ele deixou uma marca muito forte como professor, figura histórica. O destino quis que Valfredo nos deixasse aos 66 anos de idade. Como amigo, companheiro, parceiro e pai de família, ele teve uma história marcada pela honestidade, seriedade e compromisso com a educação”. Enquanto, a vereadora Rosa mulato agradeceu à presença do público nas segundas-feiras, dia da sessão. “Vocês sabem que passamos por essa Câmara por diversas vezes. Percebo que neste mandado as pessoas estão participando das sessões”.
Chico Dentista solicitou a recuperação da estrada vicinal do Jabutizão. “Muitas estradas estão necessitando de recuperação. E o nosso compromisso é lutar pela melhoria das estradas, ruas dos bairros e aprovar projetos de melhoria do nosso município”. A vereadora Adélia disse que encaminhou vários projetos para o deputado Federal Lúcio Vale, além disso, lembrou que “mesmo enfrentando uma árdua luta, não deixei de trabalhar pelo povo de Jacundá, junto com vocês para buscar mais projetos e recursos para o nosso município”.
Para encerrar a sessão, o presidente Lindomar Marinho também lembrou sobre a morte do professor Valfredo, “que teve uma trajetória importante e contribuiu muito pelo nosso município”. E finalizou destacando a visita do Ministro Helder Barbalho. “Um sonho de Jacundá, mas que pertence a Goianésia, mas importante para a geração de emprego e renda para os dois municípios com o desenvolvimento da cadeia produtiva do pescado”.