Mais de cem representantes de entidades representativas de Jacundá participaram durante toda a sexta-feira, 3, no plenário Ulisses Guimarães da Câmara Municipal, da 3ª Plenária Municipal de Saúde com o tema: Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas, com o eixo direito do povo brasileiro. O evento foi realizado pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. As propostas aprovadas serão encaminhadas à 11ª Conferência Estadual de Saúde do Pará.
A ampla participação dos movimentos sociais, usuários e trabalhadores de saúde, gestores e prestadores de serviço de saúde do município de Jacundá durante a plenária municipal de saúde demonstram que “a nossa sociedade está comprometida para melhorar a qualidade dos serviços de saúde pública, através do SUS”, explica do presidente do CMS, Gessynael da Silva Reis.
Na abertura do evento, o juiz Arielson destacou a participação do judiciário nos debates sociais, ouvindo e discutindo os problemas da sociedade. “Essa aproximação entre a Justiça e a sociedade é muito admirável para o avanço da comunidade. E quando se trata de saúde pública é importante que todos estejam participando das decisões”.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Lindomar Marinho enfatizou que “a saúde pública em Jacundá já avançou, aumentando sua qualidade, mas falta muito ainda para alcançar a qualidade que a população merece”. O chefe de gabinete Luiz Veiga completou dizendo que o governo municipal absorve as propostas, idéias e encaminhamentos aprovados em discussões populares. Ele citou a aprovação do PCCR da saúde, reforma do hospital municipal de saúde e a construção da Unidade Básica de Saúde (UPA).
Os participantes debateram os temas: Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas, ministrada pelo servidor Israel Correa Pereira, da 11ª Regional da Sespa; Direito do povo, com o juiz de Jacundá, Arielson Ribeiro Lima; Diálogo temático, por Walter Gonçalves. No bojo das discussões os seguintes debates sobre direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade, participação social, valorização do trabalho e da educação em saúde, financiamento do SUS e modelos de atenção à saúde. Também sobre a gestão do SUS e modelos de atenção à saúde, além de outras temáticas. Ao final do evento, além da aprovação de propostas também foram escolhidos delegados para participar da 11ª Conferência Estadual de Saúde.