A Comissão Eleitoral Temporária (CET), criada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) para gerir o processo eleitoral, divulgou a lista dos candidatos e candidatas que concorrerão a cinco vagas de conselheiro tutelar do município de Jacundá. A eleição acontece no dia 4 de outubro. Serão 19 concorrentes que disputarão os votos do eleitorado jacundaense. As regras são idênticas as de uma eleição para cargos eletivos da gestão pública. Cada conselheiro recebe uma remuneração de 3 salários mínimos vigentes e benefícios sociais.
A presidente da CET, Maria D’Ajuda explicou à reportagem que o calendário eleitoral está sendo cumprido rigorosamente. Ontem (segunda-feira) e hoje (7), por exemplo, está aberto para os recursos contra o resultado da prova escrita pela qual os candidatos foram submetidos no dia 30 de junho. O resultado com os candidatos aptos a concorrer ao cargo de conselheiro tutelar foi publicado no dia 3 de julho.
No período de 13 a 17 de julho qualquer eleitor cadastrado no sistema do Tribunal Regional Eleitoral pertencentes a zona 69 que corresponde ao município de Jacundá, poderá impetrar com pedido de impugnação contra qualquer um dos candidatos. D’Ajuda exemplificou que “nessa situação o cidadão ou cidadã que tiver conhecimento de algum ato ilícito praticado por um dos futuros conselheiro, ou que a reputação do pretendente a conselheiro não seja digna de defender os direitos da criança e do adolescente, pode informar o caso à comissão eleitoral”. Porventura surgir algum pedido impugnatório, isso será publicado no dia 7 de agosto. A defesa do impugnado será recebida no período de 13 a 17 de agosto, e no dia 17 a comissão eleitoral faz a divulgação do resultado.
A data mais aguardada pelos candidatos é o dia 21 de agosto. Nesta data acontece a publicação da Resolução Eleitoral com todas as informações sobre a campanha. “Gastos de campanha, divulgação em carro de som, rádio, impressos e reuniões públicas estarão detalhadas nessa resolução”, cita a presidente, informando ainda que campanha tem início no dia 22 de agosto e acontece até o dia 3 de outubro. “Antes do início da campanha, os postulantes só podem pedir votos, sem apresentação de número de candidato porque o sorteio dos números será realizado no dia 21 de agosto”.
Dos 19 candidatos e candidatas, 4 concorrem à reeleição: Raylane dos Santos Soares, Leisângela Alves de Souza - Sub Judice, Jailson Moura e Rosenilde Santos de Jesus.
Os demais candidatos são: Janes Rodrigues da Cruz, Fernanda Penalva Oliveira, Aléia Nunes dos Santos, Maria Raimunda Torres de Sousa, Domingos da Conceição Costa, Natal Ribeiro da Silva, Wallaci da Silva Souza, Maria Aparecida Rodrigues de Araújo, Hellen da Silva Sousa, Cleiton Rodrigues dos Santos Fernandes, Cícera da Silva, Marcelo Alves Rodrigues, Marcelo de Souza Dias, Lidiane da Costa Rosa e Glaucia Novais Borges.