Atualmente quase mil alunos são transportados diariamente pela frota de veículos da prefeitura de Jacundá, através da secretaria municipal de Educação (Semed). Um levantamento encomendado pela secretária de Educação, Geane de Deus identificou um problema que tem causado transtornos para os pais, motoristas, direção escolar e professores devido os alunos serem distribuídos em 22 escolas da cidade. A reunião contou com a participação do vereador e presidente da Câmara Municipal, Lindomar Marinho, vereador e líder do governo Therezo Neto e do vereador Francisco Oliveira, diretores das vinte e duas escolas, diretor do Bolsa Família, motoristas escolares, responsáveis e pais de alunos.
De acordo com a secretária Geane de Deus, a partir de agosto, a Semed pretende iniciar um plano de readequação no transporte escolar rural, concentrar o alunado em 4 unidades de ensino, além de montar um equipe adequada para atendimento desses alunos, que terão ainda uma alimentação diferenciada com cardápio mais reforçado. “Iniciamos o diálogo com pais, que são os principais parceiros para a implantação desse programa que estamos iniciando em Jacundá”, explicou a secretária.
O primeiro encontro entre a equipe da Semed, pais, diretores de escolas e motoristas da frota de transporte escolar aconteceu na escola de ensino fundamental Teotônio Apinagés, localizada no Bairro José Rasteiro, sendo uma das escolas que recebe o maior número de alunos do meio rural. “Recebemos os alunos em diversas escolas, no total de 22”, disse Geane, exemplificando que estudantes da comunidade do Pitinga são distribuídos em várias escolas, o que causa demora na chegada e saída. “E aquele aluno que foi deixado na primeira escola será o último no retorno pra casa”.
Com a iniciativa, Geane pretende concentrar até o ano que vem todos os alunos em 4 escolas: Teotônio Apinagés, Cristo Rei, Maria da Glória, Jardim das Acácias e Raimundo Ribeiro. Porém, Ela acredita que neste segundo semestre serão 10 unidades de ensino que receberão os alunos. Com isso, Geane afirmou que, os estudantes receberão atendimento diferenciado em relação à equipe de educadores e, principalmente serão acompanhados tanto na chegada quanto na saída. Por outro lado, a secretária garante que a alimentação destes alunos receberá alteração no cardápio. “O estudante do meio rural se alimenta da mesma merenda escolar fornecida aos demais alunos. Com a mudança, esses alunos terão uma alimentação mais reforçada para garantir energia suficiente para o bom aprendizado”.
A readequação pretende atingir estudantes matriculados na rede municipal de ensino da educação infantil ao nono ano. Na opinião do pai Raimundo dos Santos, a alteração na distribuição dos alunos vai melhorar o atendimento as crianças, garantindo mais segurança e tranqüilidade para os pais. “Meu filho Vanderley sai de casa muito cedo e só chega tarde, às vezes com muita fome. Essa mudança será muito boa pra todos nós”.