Relaxar que nada. Na cidade de Jacundá as férias de julho serão preenchidas com vários cursos, oficinas e palestras para todos os gêneros e idade ofertados pela Prefeitura local, através do Projeto Rondon que realizará a Operação Itacaiúnas. A campanha ganhou o sugestivo nome de Super Verão de Capacitação. As inscrições são gratuitas e tiveram início na sexta-feira, 9, e vai até o dia 18.
O secretário de Administração Luís Veiga explicou que a ação está sendo coordenada pelo gabinete do Executivo, envolvendo todas as secretarias municipais. Já a grade de capacitação será executada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás e também pela Universidade Caxias do Sul. “Um estande está montado em frente à Prefeitura pra receber o público interessado em participar da programação”.
Veiga informou que a equipe do Projeto Rondon fez uma visita a cidade. “Dessa visita ficou determinado os locais aonde será realizada a programação e com a equipe de governo houve a definição dos cursos, palestras e oficinas conforme a demanda da sociedade”. Desde ontem a equipe de coordenação local começou a parte de sensibilização da população, com divulgação em carros de som e rádio. Para cada ação são ofertadas 30 vagas.
A programação começa no dia 21 e se estende até dia 30 de julho, abrangendo as áreas de saúde, educação, assistência social, agricultura, meio ambiente, esporte e lazer, mulher, comércio e indústria. “É uma iniciativa importante que estamos realizando na cidade, oferecendo uma variedade de cursos com carga horária curta, porém, ministrada por uma equipe de profissionais qualificada. E, ao final do curso, o participante receberá certificado”, explica o vice-prefeito e secretário de Indústria, Comércio e Agronegócio, Itonir Tavares.
Para quem deseja obter noções básicas sobre nutrição, o curso de Educação Nutricional tem esse objetivo, pois ele propõe orientar sobre a pirâmide alimentar, hábitos saudáveis da alimentação e modo de conservação dos alimentos, além de outras informações importantes para o público participante. A palestra “Motivacional: onde quero chegar na vida” aborda dentre outros tópicos os aspectos como lidar com o estresse, quais os pontos fortes das pessoas e felicidade. E as oficinas sobre irrigação e gado de corte e leite são voltadas para o público da zona rural.
“Quero destacar que somente a Prefeitura de Jacundá não teria condições de realizar essa programação com tantos cursos, envolvendo dezenas de pessoas”, disse o prefeito Izaldino Altoé, o Dino, destacando que a ajuda técnica do Projeto Rondon é bem-vinda. Para ele, receber um projeto de tamanha envergadura é de extrema valia para a população do município.
Ele adiantou ainda que a prefeitura dará todo apoio aos rondonistas que estarão em Jacundá a partir do dia 20. "Fiquei muito feliz de sermos contemplados com este projeto. Os estudantes universitários voluntários do projeto receberão todo o apoio da prefeitura. Eles estarão abrindo mão de suas férias para trazer benefícios, conhecimento, solidariedade e cidadania à nossa população", finalizou o gestor.