Uma equipe de 20 pessoas está na cidade de Jacundá para ministrar palestras e oficinas sobre diversos temas. Eles fazem parte do Projeto Rondon, uma iniciativa do Ministério da Defesa em parceria com as universidades Caxias do Sul e PUC de Goiás e apoio das Forças Armadas e Prefeitura Municipal. O projeto recebeu um total de 2.146 inscrições. Os participantes foram distribuídos na escola Maria da Glória e Praça do Centro de Esportes Unificados (CEU) e ainda com atendimento domiciliar em alguns bairros, hospital municipal, comunidade Sapucaia, Santa Clara e Santa Rosa e também no laboratório de Informática (Polo UAB).
Uma das oficinas despertou o interesse da estudante Kátia Pereira da Silva, 16 anos. “Tenho o maior medo de falar diante dos meus colegas durante apresentações de trabalhos escolares. Espero vencer esse medo do público”. Ela e outras 250 pessoas participaram da palestra “Superando o medo de falar em público”, um recorde de inscritos conforme explicou Gizéle Cemin, bióloga da Universidade Caxias do Sul e uma das coordenadoras do projeto no município. “Geralmente recebemos uma média de 30 inscrições para essa palestra. Tivemos que alterar a grande e formar mais turmas para atender aos interessados”.
A equipe do Projeto Rondon calculava em 500 o número de pessoas inscritas nas diversas atividades. No geral, compareceram ao estande montado enfrente à Prefeitura um número quase 5 vezes maior. “Esta é a 6ª edição do projeto que participo, e, pela primeira vez presenciei uma adesão tão expressiva da comunidade”. O projeto recebeu quase 2.200 inscrições.
O enfermeiro Silvio José de Queiroz, da Pontifícia Universidade de Goiás (PUC) detalhou que as palestras e oficinas aplicadas para o público jacundaense abrangem diversas áreas, tais como: saúde, educação, assistência social, agricultura, meio ambiente, esporte e lazer, mulher, comércio e indústria. Integra a equipe, além dos 15 universitários, o Tenente Calderaro, do 52º BIS.
Recepcionados pelo vice-prefeito e secretário da Indústria, Comércio e Agronegócio (Semica), Itonir Tavares, na manhã de segunda-feira, 20, no plenário Ulisses Guimarães, da Câmara Municipal, os rondonistas ouviram do secretário que “as oficinas e palestras realizadas oferecem mais oportunidades de conhecimentos e experiências para os participantes”. Também marcaram presença durante a solenidade os secretários pastor Alex Cerqueira (agricultura), Eliane Pinheiro (Mulher), Josimar Tomaz (Assistência Social) e o vereador José Wilson, além de servidores da Prefeitura de Jacundá.