O Sistema Único de Assistência Social foi alvo de uma conferência realizada na última quinta-feira, 6, na cidade de Jacundá, para avaliar ações e traçar metas para os próximos anos. O evento é uma realização do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e secretaria de Assistência Social. A conferência reuniu membros da sociedade civil organizada e autoridades do município.
Na abertura da IX Conferência, as palavras de um usuário do sistema público traduzem a realidade dos serviços assistenciais disponíveis para a população. “Existem momentos difíceis que precisamos de auxílio. E o CRAS foi uma porta que abriu em minha vida. E outra porta se abriu quando meu filho passou a ser atendido pelo programa de apoio aos jovens. Tenho visto que as coisas melhoraram em Jacundá, mas podem melhorar ainda mais. E esta é a oportunidade para discutimos essas melhorias”, afirmou João Batista.
Há seis meses no cargo, o secretário de Assistência Social, Josimar Tomaz, disse que está promovendo ações relevantes para fazer um bom trabalho na secretaria. “E as decisões dessa conferência vão refletir no futuro melhor para toda sociedade, principalmente para os usuários do sistema de políticas assistenciais”. Também presente no evento, o vice-prefeito e secretário de Indústria, Comércio e Agronegócio, Itonir Tavares, destacou que fazer assistência social também é promover investimentos em infraestrutura, “como a construção de 938 casas do projeto Minha Casa Minha Vida que será entregue em breve, construção de creches e linhas de crédito para fomentar a pequena e média economia, através das cinco agências bancárias da cidade”.
Além de parabenizar o secretário Josimar pelas ações desenvolvidas à frente da Assistência Social, o presidente do legislativo Lindomar Marinho destacou que “a população recorre à secretaria a procura de ajuda, porém, os recursos são insuficientes para atender a demanda da população”. “É hora de repensarmos e a oportunidade para planejarmos novas ações para o SUAS de Jacundá”, disse Zenaide Queiroz, presidente do CMAS.
A nona conferência constitui-se em instância máxima de participação da sociedade civil e governo, com a finalidade de avaliar a política da assistência social e deliberar as diretrizes para aperfeiçoar, implementar e consolidar o SUAS. E durante sua realização os conferencistas puderam avaliar os avanços obtidos na gestão do trabalho do SUAS através da execução das políticas públicas. Neste ano, a conferência teve como tema: “Consolidar o Suas de vez rumo a 2026, e teve como lema: “pacto republicano no SUAS rumo a 20126: o SUAS que temos e o SUAS que queremos”.