A estudante do 8º Ano do Ensino Fundamental, Edinalva Souza Silva, 14 anos, lembra nitidamente como era precária a situação estrutural da escola Deputado Raimundo Ribeiro de Souza, uma das mais antigas da cidade de Jacundá. “Quando chovia a gente era obrigada a usar guarda-chuva porque molhava tudo dentro da sala”. Além da chuva, os mais de 800 alunos conviviam com um calor “infernal”. Todos esses problemas chegaram ao fim na noite de quinta-feira, 13, quando o prefeito Dino Altoé e a secretária Geane de Deus reinauguraram a unidade de ensino.
Durante 38 dias uma equipe de 70 trabalhadores - incluindo voluntários - promoveu a reforma da escola. Segundo a secretária de Educação, as reivindicações de alunos e servidores na escola eram antigas, e atender os apelos da comunidade escolar foi a prioridade após assumir a Semed. “A reforma compreendeu toda a estrutura física, elétrica e hidráulica, além de climatizar as salas a unidade recebeu novo mobiliário, equipamentos de informática e material didático multimídia”.
“Uma escola em condição física e humana para nos proporcionar um ambiente agradável e prazeroso digno para uma aprendizagem de excelência”, lembrou a estudante Claudia Silva, do 9º ano. “Estudar no calor era impossível, a partir de agora o nosso ensino terá mais qualidade”, completou a colega Edinalva. Mais conforto terá a monitora do Programa Mais Educação, Dayane Barbosa. “Nossas atividades culturais eram realizadas fora da escola, mas fomos contemplados com uma sala própria para desenvolvermos nossa ações”.
Alexsandra Tibúrcio, diretora do Raimundo Ribeiro, disse que a reforma e climatização contemplou todos os anseios da equipe de profissionais e alunado. “Peço que nos ajude a cuidar e manter limpa essa escola, pois ela é da comunidade, nos ajude a preservar”, pediu.
O secretário de Obras e Infraestrutura, Agnaldo Pezzin destacou que muitos alunos pediam a Deus que os livrassem de estudar na escola Raimundo Ribeiro. “Hoje é o contrário. Todo estudante vai querer estudar aqui”. Agnaldo disse ainda que “o maior investimento de um governo é na educação, através da educação a gente muda a vida da gente e da nossa família. E a administração está preocupada com o futuro dos nossos jovens, pois investe na construção de creches, transporte escolar, oferece merenda de qualidade, além de outros investimentos que tem destacando o ensino público a nível nacional”.
Segundo o prefeito Dino, a reforma e climatização da escola custaram cerca de R$ 180 mil reais em recursos próprios. “Mesmo diante de uma crise avassaladora em que vivemos conseguimos com muito esforço concluir e entregar essa obra para a comunidade escolar e profissionais”, mencionou o gestor, que lembrou um pouco da trajetória da escola que teve o primeiro aluno Daniel Pinheiro Melo destaque na Olimpíada Brasileira de Matemática, sendo medalhista de ouro.
Participaram do ato de reinauguração o presidente da Câmara Municipal, vereador Lindomar Marinho, vereadora Adélia Figueiredo, e os vereadores Francisco de Oliveira, Therezo Neto, Kleber Galvão, representante do Sintepp, Cely Gomes, além de gestores de escolas, pais e alunos.